Chegou a hora mais sagrada da democracia

Colunistas Geral

Está chegando a hora mais sagrada a democracia
No próximo final de semana teremos eleições municipais, prefeito e vereadores serão escolhidos para comandar os municípios por quatro anos. Não é admissível dizer que não vai votar, ou vai votar em branco, isso é jogar no lixo a oportunidade de fazer uma nova escolha, mesmo que as opções possam não ser as melhores conforme o seu critério, mas faça uma opção, depois não poderá reclamar, pois quem cala, consente.

Como o povo normalmente escolhe o candidato pra votar
Ao longo da minha vida colecionei diversos critérios utilizados pelo eleitor na hora de votar. Tem aquele que não vota em “rico”, presumo porque que seja por inveja, ou por complexo de inferioridade, já que detesta quem teve sucesso na vida, esse adora o candidato do “povo” que anda de chinelo, que teve uma infância sofrida. Tem o que vota em candidato fanfarrão que promete tudo, sabendo que o povo adora ser enganado, além de ter memória curta. Tem o que vota no candidato porque lhe deve favor, como se isso fosse lógico, o eleito tem que trabalhar para o povo e esse não pode ficar devendo favor para político. Tem o candidato, muito comum aqui na nossa cidade que vota num candidato porque tem a promessa de “boquinhas para si e seus parentes” na prefeitura.

Como escolher de forma consciente um candidato
Pensa bem antes, qual o papel do candidato que você quer eleger? Prefeito, ótimo, qual a função do prefeito, governar o município, comandar a administração da maior empresa do município que é a prefeitura, dessa forma fica fácil entender que essa pessoa precisa ser um bom gestor, alguém capaz de liderar uma grande equipe, de agregar forças na busca de novos recursos para o município. Escolher alguém que pouco ou nada conseguiu na vida, que tem uma grande teoria, mas que nunca colocou em pratica é um grande risco. O mesmo vale para o vereador, qual o papel dele na Câmara? Para muitos meros assistentes sociais ou táxis de luxo, enquanto o vereador precisa entender de leis, fiscalizar o executivo, ajudar na busca de recursos para o município.

O futuro do nosso município está nas nossas mãos
Estamos num momento delicado, nosso município precisa olhar pra frente, buscar soluções para velhos problemas, temos grandes potenciais econômicos que podem mudar a nossa realidade, mas o poder público municipal e câmara de vereadores precisam estar juntos. Que Deus nos abençoe na hora da escolha.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *