Especialista conduziu projeto de aperfeiçoamento do artesanato do Caçapava Geoparque Mundial Unesco
A designer de moda Luciana Bulcão defendeu com veemência o valor dos produtos tradicionais do Pampa Gaúcho. Ela, que é especialista no trabalho com a lã da região, falou para uma plateia de artesãos e lideranças locais na tarde desse sábado, durante a terceira edição da Festa do Azeite de Oliva, em Caçapava do Sul.
“Nosso grande objetivo hoje foi pontuar a importância dos produtos e saberes locais. É preciso valorizar o Bioma Pampa, dando para seus produtos tradicionais os lugares de destaque que merecem. Inclusive a passarela”, afirmou.
A designer tem experiência na valorização do que ela chama de “design de território”. Criações dela com a lã natural já foram apresentadas em Milão e estamparam capa de revistas especializadas, como a Vogue.
O encontro desse sábado, coroou o projeto de capacitação conduzido por Luciana e pelo biólogo Carlos Machado junto ao grupo de 20 parceiros do Caçapava do Sul Geoparque Mundial Unesco. No começo de novembro, os artesãos apresentaram um novo catálogo de produtos, criados a partir da iniciativa. A publicação já está disponível em versão digital, deve ganhar verão física em breve.
Sobre a 3ª Festa do Azeite de Oliva
A terceira edição da Festa do Azeite de Oliva, que começou na sexta-feira, dia 29 de novembro, será encerrada neste domingo, 1º de dezembro. O evento acontece no Largo Farroupilha, região central de Caçapava do Sul, e reúne alguns dos azeites locais (que estão entre os mais premiados do país). Também estão disponíveis artesanato e produtos da agricultura familiar, além de uma ampla oferta gastronômica. A Festa do Azeite é ponto de partida para passeios turísticos durante o final de semana, que vão unir história e belezas naturais à degustação de azeites.
Na agenda de shows, figuram ícones do pop-rock, como Tenente Cascavel e Duca Leindecker, além dos tradicionalistas Jairo Lambari Fernandes, Quarteto Coração de Potro e Joca Matins. O acesso à festa é gratuito.