Delegado da Receita Federal em Santa Maria visitou Caçapava do Sul –projetos, parcerias e novidades na pauta

Colunistas Geral

Na terça-feira dia 17 de dezembro, o delegado da Receita Federal em Santa Maria, auditor-fiscal Alexandre Zorzo Righes, visitou a cidade de Caçapava do Sul. Lá, foi recebido pelo agente local da Receita Federal, Fábio Burch Salvador.
A visita iniciou-se pela manhã na própria unidade local da RFB, onde o delegado conversou com a equipe, agora ampliada com as funcionárias terceirizadas atuando no atendimento APA.

Apresentando a cidade e sua história
Dali, Fábio e Alexandre dirigiram-se à Casa de Cultura Juarez Teixeira (CCJT), espaço que reúne exposições de objetos históricos ligados à história de Caçapava do Sul – incluindo armas da Revolução Federalista de 1923 e objetos da Guerra dos Farrapos.
A dupla da Receita Federal foi recebida pelo próprio fundador do Casa de Cultura, o médico Juarez Teixeira, e pela curadora Gisele Teixeira.
Estavam presentes também o prefeito eleito de Caçapava do Sul, Marcelo Spode (PP) com sua esposa e futura primeira-dama Cristina Spode. O vereador eleito Giordano Borba (PT) logo juntou-se ao grupo.
Esta etapa do passeio serviu para apresentar a Alexandre Righes um pouco da história e da cultura caçapavanas, incluindo o papel da cidade na epopeia farroupilha e a posterior construção do famoso Forte Dom Pedro II.
A estada na Casa de Cultura terminou na sala de cinema da mesma, na qual o delegado da Receita Federal assistiu a um vídeo institucional sobre o Geoparque (Unesco) Caçapava do Sul.

Reunião-almoço com o prefeito eleito
Da CCJT, o delegado Alexandre e o agente Fábio foram à Pousada Olival Vila do Segredo. Lugar lindíssimo, no qual almoçaram na companhia do prefeito eleito Marcelo Spode, da futura primeira-dama Cristina e do corretor de imóveis Tito Ferreira – que foi o articulador do encontro.
Os presentes conversaram sobre as necessidades de Caçapava do Sul, as possibilidades de novas colaborações entre o município e a Receita Federal, e Spode e Alexandre trocaram ideias sobre gestão pública e sobre liderança.
O delegado impressionou-se com o espaço da Pousada, o aspecto dela, e a vista panorâmica proporcionada por sua localização privilegiada.

Banco da Amizade
A última etapa da visita, no começo da tarde, foi a Associação Banco da Amizade. A entidade, que atende mais de mil famílias, conta com oficina de costura, espaço para eventos, muitos espaços de armazenamento e um salão no qual são oferecidos cursos para pessoas carentes. A instituição funciona à base de trabalho voluntário e conta com mais de trinta senhoras engajadas.
Alexandre Righes conversou com a presidente do Banco da Amizade, Jocelaine Soares, e os dois vislumbraram algumas possibilidades de parceria a serem implementadas em 2025. Dentre elas, inclui-se o envio de roupas com marcas falsificadas para descaracterização pelas costureiras, e posterior doação. Falou-se também na realização de Bazares Solidários.
Na saída da Associação, Righes teve ainda uma última conversa com os vereadores eleitos Celso Brito (MDB) e Giordano Borba (PT).
Giordano usou a oportunidade para apresentar um projeto, no qual a Receita Federal destinaria um ônibus apreendido ao município, e este seria usado para transportar alunos da rede municipal em visitas à Unipampa e a outros locais relevantes para sua formação educacional. Em Janeiro, o pedido formal para concretização desta ideia deverá ser apresentado pelo novo governo municipal, e a Receita Federal fará o possível para que saia do papel.
Por volta das 15h, o delegado Alexandre retornou a Santa Maria.
O ano de 2025 promete ser de muitas realizações entre Receita Federal e a sociedade caçapavana.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *