A primeira formatura do Programa Progredir Geoparque Caçapava ocorreu no dia 29 de novembro de 2024.
Iniciados no município neste ano, os cursos visam promover qualificação profissional para pessoas inscritas no Cadastro Único do Município, prioritariamente mulheres, bem como a valorização da cultura e do turismo, a partir do Geoparque Caçapava Mundial da UNESCO, por suas potencialidades para o desenvolvimento sustentável, local e regional.
O evento contou com a participação de autoridades e pessoas da comunidade caçapavana: Pró-Reitor de Extensão UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho; Coordenadora do Geoparque Caçapava Mundial da UNESCO, Alizandra Silva; Responsável pela Área de Desenvolvimento Regional UFSM, Leandro Nunes Gabi; Responsável técnica pelo Progredir Geoparques na UFSM Angelita Zimmermann; as Responsáveis pelo Progredir nos CRAS Silvia Letícia Neto e Eva Moreira, a Secretária da Educação Gislaine Huerta e a Secretária Adjunta da Assistência Social Liziane Corrêa, representando a Prefeitura de Caçapava do Sul. Proponentes/Instrutores de cursos: Giovana Sitó Alves, Brunna Guedes da Silva, André Borba e Michele Vestena, e Ana Paula Corrêa, cuidadoras, tutores, formandos e familiares e comunidade.
Foram entregues 83 certificados, para as turmas concluintes dos cursos de Domínio Comum – Geoparque Caçapava, proponente André Weissheimer de Borba e instrutora Michele Hennig Vestena; O uso de plantas medicinais e seus subprodutos, ministrado pela instrutora Giovana Sitó Alves; Gestão de mídias sociais na promoção de cultura e turismo ambiental no Geoparque de Caçapava do Sul-RS, instrutora Brunna Guedes da Silva e; do curso Condutor de Turismo, ministrado pela instrutora Ana Paula Corrêa.
Ao fim do evento, compartilhamos um lanche coletivo, e pudemos desfrutar de uma mostra sobre os produtos desenvolvidos pelas turmas durante o período.
O que é o Progredir Geoparque Caçapava: é uma política social federal de formação profissional destinada, prioritariamente, às pessoas inscritas no Cadastro Único do município.
A iniciativa é realizada em uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria/Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Assistência Social e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Caçapava do Sul.
O recurso público é do Ministério de Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), e oferece qualificação profissional e pessoal em diversas áreas do conhecimento, envolvendo a cultura e o turismo do território. Cada curso tem uma carga horária de 52h presenciais, práticas e teóricas. O período de formação é entre 2024 e 2025.
Para facilitar a participação, são disponibilizadas cuidadoras para o atendimento das crianças de 0 a 6 anos, filhas e filhos de estudantes matriculadas(os) nos cursos, assim como lanches, kits didáticos (contendo 1 squeeze, 1 camiseta e 1 ecobag), viagens técnicas, material impresso em apostilas,
A infraestrutura como locais para as aulas e para o cuidado das crianças, transporte no município) é organizada e de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul por meio da Assistência Social e dos CRAS: Floresta e Sul.
Ressaltamos que estão previstos mais 4 cursos para o ano de 2025, sendo eles intitulados:
● Olhares do Geoparque: Explorando a Essência Visual de Caçapava;
● Cozinha Empreendedora: sabores, técnicas e oportunidades;
● Do Pampa ao prato: sabores e aromas das plantas e frutíferas nativas;
● Curso de Bonecas de Pano, Patchwork, Biscuit e reciclagem em vidros e lata.
Mais informações serão disponibilizadas futuramente através do Instagram oficial do Geoparque Caçapava (@geoparquecacapava).
Texto: Alice Melo Xavier (tutora de Comunicação Progredir Geoparque Caçapava). Imagens: Karine Trindade