
A Brigada Militar através do 2º Batalhão Ambiental (BABM) dos municípios de Santa Maria e São Gabriel, neste sábado, 11/01, durante ações de Polícia de Proteção Ambiental, flagrou crimes de maus-tratos e práticas de rinha de galos, em propriedade rural no interior de Caçapava do Sul.
No ato fiscalizatório foi constatado que estava acontecendo uma rinha de galos com diversas pessoas reunidas para participar do evento, tanto na modalidade de espectadores quanto apostadores.
A ação foi realizada pelas PATRAMs, sendo identificados diversos participantes, sendo 08 indivíduos de nacionalidade Uruguaia.
No local, foram constatados 3 tambores de disputa de rinha de galos (ringues), arquibancadas, local este, organizado para a atividade ilegal.
Foram apreendidos 61 Galos mura (Gallus gallus domesticus), pulseiras personalizadas, 42 biqueiras de metal, balança de precisão, 03 temporizadores digitais, diversos frascos de medicamentos, 3 arcos artesanais e lâmina para serrar de ferro, 7 tesouras, 1 fita esparadrapo, 1 rolo de fio e diversos outros materiais.
Além das autuações pelo crime de maus-tratos, foi constatado no local, 11 pássaros silvestres nativos e 9 gaiolas, sendo responsabilizado o proprietário por crime de manter animais silvestres em cativeiro.
Diante dos fatos, foram realizadas as prisões de 41 pessoas, com base no art. 32 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), bem como realizada a destruição dos ringues como medida administrativa fundamentada no art. 9° da Portaria nº 159 da SEMA, art. 137 do Decreto Estadual nº 55.374/2020.







COMANDO AMBIENTAL – “O Braço Verde da Brigada Militar”
Brigada Militar, Patrimônio do povo gaúcho!
Comunicação Social 2° BABM