Resgate simulado tem participação dos Bombeiros

Caçapava do Sul Destaque Geral Informativo

Membros da brigada de emergências da Cotrisul concluíram treinamento da RT 15 com apoio da corporação

A presença dos Bombeiros Militares, com o caminhão de combate a incêndios e da ambulância, chamou atenção de quem passou pela avenida Lima e Silva, em Caçapava do Sul, na manhã dessa quarta-feira. Os veículos foram usados na simulação de resgates, realizada na Unidade Indústria da Cotrisul.

A interação de três soldados do Corpo de Bombeiros da cidade com a Brigada de Emergências da cooperativa fez parte do treinamento avançado sobre a Resolução Técnica CBMRS nº 15/2022, normativa que estabelece as condições mínimas para a formação, composição, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio em áreas de risco e edificações no Rio Grande do Sul.

Participaram do treinamento os 14 brigadistas que a Cotrisul mantém na Unidade Indústria (que abarca o engenho de beneficiamento de arroz, a fábrica de rações e o armazém de sementes). A capacitação iniciou na segunda-feira, dia 06, e foi encerrada na tarde de quarta. Ao longo dos três dias, a instrutora Priscila Vaz, da Cotreseg, repassou conceitos sobre as classes de incêndio, métodos de combate e primeiros socorros.

Para o soldado Altieres, comandante de socorro do dia, a aproximação com a Cotrisul é importantíssima. “Em caso de incêndio ou qualquer situação em que os Bombeiros precisem ser chamados, quem vai nos passar a informação são os brigadistas e vamos trabalhar juntos na resolução”, afirmou ele, ao ressaltar a importância desse relacionamento com a cooperativa incluir, em oportunidades futuras, a troca de experiências técnicas sobre os procedimentos de operação e de segurança que ocorrem dentro de silos de armazenagem de grãos.

Ao longo da manhã, os soldados apresentaram os equipamentos (que são novos, recém-chegados ao município) e realizaram exercícios ligando o caminhão de bombeiros ao sistema de hidrantes da unidade. Altieres chamou atenção dos brigadistas para os detalhes de acionamento do caminhão e as formas corretas de manuseio das conexões hidráulicas, mangueiras, macas e outros equipamentos.

O grupo simulou o combate às chamas e o resgate de vítimas fraturadas e conscientes e inconscientes em situação de parada respiratória. Os socorristas da Cotrisul tiveram oportunidade de treinar a realização de massagem cardíaca, entender o uso do desfibrilador e como colocar um paciente imobilizado na ambulância.

Na avaliação do coordenador do Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho (SESMT), Fernando Machado, a equipe da Cotrisul vai chegar para a próxima safra de soja muito bem-preparada. “Conseguimos enfrentar a safra 2024 sem nenhum acidente grave e agora estamos mais bem treinados, com mais prática e com equipamentos melhores. Temos tudo para fazer um trabalho exemplar em 2025”, concluiu.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *