Nesta terça-feira, 11 de fevereiro, a Prefeitura de Caçapava do Sul publicou o Decreto de Situação de Emergência em virtude da Estiagem.
Em reunião realizada na última semana na Prefeitura junto com as entidades Emater, Cotrisul, FundEstradas, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Defesa Civil, junto com o Prefeito Marcelo Spode, Secretário de Gestão Dilvane Loreto e Secretário de Agropecuária Marquinho Vivian foi definido em consenso a necessidade de decretar emergência diante da estiagem.
De acordo com o Secretário de Agropecuária, há mais de 30 dias várias localidades do interior estão precisando de abastecimento de água potável, principalmente nas regiões do Santa Barbinha, Faxinal, Guaritas, Forninho e Rincão da Salete.
Já nas plantações, as entidades as áreas mais afetadas são Durasnal, Forninho, Vila Progresso, Rincão de Lurdes e Guarda Velha. É estimada uma perda de mais de 50% da soja, nas árvores frutíferas esta perda pode chegar em até 70%, também são estimadas perdas significativas em plantações de milho, feijão e hortaliças.


