Falta de chuva comprometeu enchimento de grãos e reduziu produção em até 40%
As plantas bem desenvolvidas e carregadas de vagens, que muitos produtores admiram antes de começar a colheita nas lavouras de soja nesse ciclo de 2025, não têm correspondido à expectativa. A falta de chuvas no mês de março comprometeu o enchimento dos grãos e reduziu a produção em até 40%, de média.
O responsável pela assistência agronômica da Cotrisul nas regiões de Santana da Boa Vista e Piratini, Mateus Tolfo, pondera que o volume de quebra não é uniforme em todas as localidades atendidas pela cooperativa. “Em um ano como esse, é nítida a influência do microclima sobre a lavoura. Temos casos em que uma área produz 60 sacos por hectare e outra, ao lado, não passa de 25”, exemplificou.
Tolfo observa, ainda, que a produtividade aquém do esperado dá mais relevância ao controle financeiro da atividade. Segundo ele, de modo geral, os produtores fizeram investimentos suficientes para ultrapassar a marca dos 60 sacos por hectare. Com a colheita menor, qualquer detalhe pode contribuir para preservar valor e fazer diferença no fechamento das contas.
Cooperativa apoia produtores que armazenam grãos na propriedade
Inúmeros produtores rurais apostam na armazenagem de grãos na propriedade, para evitar o fluxo de cargas no período de safra e buscar condições mais favoráveis de comercialização. Atenta a esse cenário, a Cotrisul divulgou, nessa semana, um Guia de Manejo de Silos. O material está disponível para download gratuito no site da cooperativa.
O documento foi elaborado por Erivelton Marques, diretor de negócios da cooperativa, que reuniu nele algumas das lições aprendidas ao longo da atividade profissional. Marques foi gerente da unidade Graneleiro e, até 2024, exercia a gerência industrial da Cotrisul.
No guia, ele listou 14 ações simples, que são fundamentais para preservar a qualidade dos grãos armazenados, evitar contaminação da nova safra com a carga anterior e, também, para previr a proliferação de microrganismos e de insetos.
“Trabalhamos em parceria estreita com os produtores associados e o uso desses silos nas propriedades ajuda a otimizar a estrutura da cooperativa. Contamos com eles e, por isso mesmo, temos a preocupação de transmitir todo o conhecimento que temos. A excelência deles é importante para preservar o valor dos grãos que, posteriormente, serão comercializados pela Cotrisul”, afirmou Marques.
