O grande dia da Região da Campanha
Num evento inédito na história a Assembleia Legislativa do RGS, viu o plenarinho ficar lotado, tendo pessoas de toda a região da Campanha Gaúcha presente ao evento de relançamento da Frente Pelo Desenvolvimento da Região da Campanha Gaúcha.
A campanha gaúcha bradou um grito de luta
O evento contou com a presença de importantes lideranças de entidades associativas, Federasul, Farsul, Fiergs, deputados, vereadores, prefeitos representantes do governo do estado e do governo federal, além de lideranças do setor privado, investidores e pessoas da sociedade civil, imprensa do Brasil. Foi o momento de mostrar a real criação da Frente, onde ela quer trabalhar, seus objetivos de atuação e resultados esperados.
A região mais pobre do RGS
A região da Campanha Gaúcha está localizada ao Sul da BR 290 um pouco mais ao centro dessa área, uma região pobre, os dados mostram essa realidade, dados que falam de produção, de PIB, de índice de IDH, que mostram a perda de jovens que partem para outras localidades em busca de oportunidades. Mas esses dados escondem as potencialidades dessa região rica em terra, água, bioma, fauna. Nossa região esconde um grande pote de ouro, que ao ser descoberto, vai mostrar grandes valores, é isso que falta, passarmos a trabalhar as nossas potencialidades, atrair investidores para o lugar com maior potencial do Sul do Brasil, desenterrar literalmente o ouro, fazer valer as nossas habilidades.
Somos um seleiro de oportunidades
O termo “metade pobre” carrega uma carga de estigmatização histórica e social, e, embora expresse realidades estatísticas, pode simplificar ou esconder outras riquezas culturais e potenciais da região.
Nossa região representa não apenas parte da identidade do nosso Estado, mas também um enorme potencial de desenvolvimento para todo o Rio Grande do Sul: a Campanha Gaúcha é um seleiro de oportunidades, ignorado por muitos, esquecido por governos e o mais grave, pela nossa incapacidade de lutar por uma vida melhor, nos especializamos em reclamar, em esperar por “alguém” que viesse resolver os nossos problemas, isso não vai acontecer, nos resta lutar ou render, e render não é opção.
O papel da FDRC
A Frente Pelo Desenvolvimento da Campanha Gaúcha foi criada para integrar forças, estimular o diálogo e promover ações conjuntas entre os setores econômicos que são a base da região. Seu objetivo central é superar desafios históricos e estruturais, impulsionando o desenvolvimento sustentável e melhorando a qualidade de vida da população local.