Professora da rede estadual de Caçapava do Sul desenvolve proposta interdisciplinar com gamificação e hipermídia em pesquisa de mestrado na Unipampa

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A professora Andreza Freitas Santos, da rede estadual de ensino de Caçapava do Sul, está desenvolvendo uma proposta inovadora de ensino no âmbito do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé. A dissertação em construção, intitulada “Estudo da Terra e do Universo no Ensino Fundamental: um Dispositivo Complexo de Aprendizagem Hipermidiático”, propõe novas possibilidades para o ensino da unidade temática “Terra e Universo”, prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Docente de Matemática e Ciências em uma escola urbana do município, a professora pesquisadora conduz sua pesquisa com uma turma de 6º ano, por meio da criação de um Dispositivo Complexo de Aprendizagem (DiCA). Esse dispositivo é fundamentado na Teoria da Complexidade, na gamificação e nas abordagens de hipermídia e hipertexto, com o objetivo de mobilizar os estudantes para a aprendizagem por meio de experiências interativas, investigativas e conectadas ao cotidiano.

O estudo parte da constatação de que muitos professores enfrentam dificuldades para trabalhar conteúdos relacionados à Astronomia, devido à ausência de formação específica. Esse cenário reforça a necessidade de materiais pedagógicos que incentivem práticas interdisciplinares e contextualizadas.

Na proposta, os estudantes embarcam em uma jornada de aprendizagem organizada em equipes, na qual enfrentam desafios, seguem pistas e tomam decisões dentro de uma narrativa gamificada. Os primeiros resultados indicam maior engajamento, curiosidade e desenvolvimento de habilidades científicas, além de reflexões significativas sobre a relação com o meio ambiente.

Como parte do projeto, está sendo produzido um e-book educacional intitulado “Missão Terra Explorer: uma expedição pela Terra e o Universo”, que reunirá as atividades e estratégias aplicadas durante a pesquisa. A expectativa é de que o material possa servir de apoio a outros professores interessados em práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Ciências.

A construção da dissertação representa uma importante contribuição à educação científica e ao fortalecimento da prática docente no município de Caçapava do Sul.

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