Teve início ontem, na quarta-feira, 9 de julho, no CRAS Sul, o curso “Cozinha Empreendedora: Sabores, Técnicas e Oportunidades”, uma iniciativa do Programa Progredir, promovida por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Geoparque Caçapava.
E já no segundo dia de aula, com a orientação da professora Magda Aita Monego e da instrutora Karem Rodrigues Vieira, as participantes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos e prepararam uma variedade de receitas, como chutneys de maçã e manga, geleias de cebola, mamão, tomate, manga e casca de maçã, além de tomate desidratado e doce de batata-doce em pasta. Também foram produzidas conservas de hortaliças e molhos.
O objetivo do curso é oferecer ferramentas práticas e teóricas para geração de renda, aliando técnicas culinárias com noções de empreendedorismo.
Os produtos foram apresentados em uma degustação especial, que contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Cristina Spode, e da secretária adjunta de Gestão, Valdirene Dutra. Ambas destacaram a relevância da qualificação profissional como ferramenta de transformação social.
“Iniciativas como essa fortalecem a autonomia financeira e valorizam a cultura e os sabores locais, contribuindo para o desenvolvimento das famílias e da comunidade”, destacou Cristina.