Caçapava do Sul vai se transformar em cenário de cinema nos próximos meses. A cidade foi escolhida como palco principal de um longa-metragem ficcional que abordará eventos marcantes da Revolução Farroupilha, entre eles o trágico Massacre de Porongos.
A produção do filme, assinada pela GM/2 Filmes, acontecerá entre os meses de agosto e setembro e contará com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul. O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), que incentiva a produção audiovisual no país.
Para compor o elenco de figurantes, a equipe do filme realizará uma seleção neste sábado, 5 de julho, das 14h às 18h30, no Clube Recreativo Harmonia, localizado na rua Barão de Caçapava, esquina com a Riachuelo, nº 861, no Centro da cidade.
A chamada é voltada a homens pretos, indígenas e brancos, com idade a partir de 18 anos, que desejem participar das filmagens como figurantes. Não é necessário ter experiência prévia em atuação. A produção busca tanto atores quanto não atores e valoriza a diversidade na composição do elenco.
Os interessados devem comparecer no local e também podem enviar previamente um e-mail com os seguintes dados:
- Nome completo
- Idade
- Altura
- Manequim
- Se sabe ou não andar a cavalo
- Foto atual de rosto e corpo
- Disponibilidade de horário
O endereço de e-mail para envio das informações é filmegm2@gmail.com.
A iniciativa representa não apenas uma oportunidade de participar de uma obra audiovisual com temática histórica, mas também de valorizar a memória local e nacional por meio da arte e da cultura.


