Quatro professoras da Rede Municipal de Ensino de Caçapava do Sul participam como autoras do livro Pedagogia Surda, publicação que reúne reflexões e práticas voltadas à educação de crianças surdas, com ênfase na abordagem bilíngue.
Luciane Fellin Peripolli, Patrícia Dias Frazão, Gabriella Marques Kneipp e Potira dos Santos Nunes Maicá assinam o Capítulo 4 da obra, intitulado Um olhar sobre o processo bilíngue na infância. No texto, as educadoras relatam suas experiências na implementação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como primeira língua (L1) e do português escrito como segunda língua (L2), ressaltando a importância de uma sala de aula bilíngue que respeite a identidade linguística dos estudantes surdos.
O livro é resultado de uma formação realizada em São Gabriel, ministrada por professores surdos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), sob a coordenação da professora Keli Krause, do polo de São Borja. A experiência de aprendizado direto com instrutores surdos possibilitou às docentes aprofundar conhecimentos teóricos e práticos sobre a educação bilíngue, reforçando o papel da LIBRAS como língua natural das pessoas surdas.
As autoras destacam que a participação nesta publicação representa um avanço para a Rede Municipal de Ensino, reafirmando o compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade, que valoriza as diferenças linguísticas e culturais.


