Educadoras da rede municipal participam de livro sobre Pedagogia Surda

Educação Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

Quatro professoras da Rede Municipal de Ensino de Caçapava do Sul participam como autoras do livro Pedagogia Surda, publicação que reúne reflexões e práticas voltadas à educação de crianças surdas, com ênfase na abordagem bilíngue.

Luciane Fellin Peripolli, Patrícia Dias Frazão, Gabriella Marques Kneipp e Potira dos Santos Nunes Maicá assinam o Capítulo 4 da obra, intitulado Um olhar sobre o processo bilíngue na infância. No texto, as educadoras relatam suas experiências na implementação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como primeira língua (L1) e do português escrito como segunda língua (L2), ressaltando a importância de uma sala de aula bilíngue que respeite a identidade linguística dos estudantes surdos.

O livro é resultado de uma formação realizada em São Gabriel, ministrada por professores surdos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), sob a coordenação da professora Keli Krause, do polo de São Borja. A experiência de aprendizado direto com instrutores surdos possibilitou às docentes aprofundar conhecimentos teóricos e práticos sobre a educação bilíngue, reforçando o papel da LIBRAS como língua natural das pessoas surdas.

As autoras destacam que a participação nesta publicação representa um avanço para a Rede Municipal de Ensino, reafirmando o compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade, que valoriza as diferenças linguísticas e culturais.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *