‘Cozinheiras de Memória’ resgata tradição culinária da Fronteira

Cultura Destaque Divulgação Geral Região

Projeto incentiva idosos de Sant’Ana do Livramento e Rivera a preparar receitas de família

Cerca de 600 idosas, brasileiras e uruguaias, participaram de um grande café da tarde nessa quarta-feira, 06 de agosto. No cardápio, receitas herdadas das gerações anteriores, que carregam um pouco da cultura culinária fronteiriça. O encontro é o ponto alto do projeto Cozinheiras de Memória, existente desde a primeira edição do Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia.

O Festival, que abriu sua nona edição nessa quarta-feira, 06 de agosto, promove o projeto com o apoio da Intendência de Rivera, por meio da Casa del Adulto Mayor, da Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento, com o projeto de saúde do idoso, e do Serviço Social do Comércio (SESC). Durante os encontros dos grupos de convívio, os idosos são incentivados a resgatar as receitas de família e a reproduzir essas receitas.

“Para além do resgate histórico da cultura culinária, o projeto alcança outros dois objetivos importantes: por um lado, faz com que o idoso volte a cozinhar, o que tem uma repercussão importante em termos de saúde. E, por outro, incentiva a transmissão transgeracional dos saberes culinários”, afirma Jussara Dutra, curadora do Fronte(i)ra e idealizadora do Cozinheiras de Memória.

Para a tarde dessa quarta-feira, cada participante do projeto, escolheu e preparou uma receita tradicional, usando as técnicas e dicas aprendidas com as mães e avós. Os pratos foram compartilhados com o grande grupo, mas muitos dos sabores (como o das tradicionais broas de milho) podem ser encontrados pelos visitantes do Festival dentro da Feira da Agricultura Familiar.

A intensão da organização do Fronte(i)ra é editar um livro especial, com as receitas catalogadas ao longo dos anos pelo projeto. A estimativa é que a publicação ocorra na décima edição do evento.

O 9º Fronte(i)ra acontecerá até o sábado, 09 de agosto, no Parque Internacional. O evento é realizado pela Mesa Departamental de Turismo Destino Rivera e pelo Sindilojas de Sant’Ana do Livrmaento e tem apoio do Ministerio de Educación y Cultura (Uruguai) e o patrocínio do Banco de la República Oriental del Uruguay, do Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca (Uruguay), do Magalu, da Embratur, da Caixa, da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, e do Governo Federal do Brasil, através dos ministérios da Cultura, do Turismo, da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Foto: Marcos Ozanan.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *