Fronte(i)ra destaca projetos de inovação sustentável

Cultura Destaque Geral

Espaço Inovação e Sustentabilidade traz 14 expositores que desenvolvem projetos inovadores nos dois lados da fronteira Brasil – Uruguai

As recentes estiagens e enchentes exacerbaram a necessidade de tornar a produção agropecuária mais resiliente ao clima. E as respostas a essas questões têm surgido em profusão no ecossistema de inovação que se formou nos dois lados da fronteira Brasil – Uruguai. Por isso, não é coincidência que os 14 projetos selecionados para o Espaço Inovação e Sustentabilidade do 9º Fronte(i)ra Festival Binacional de Enogastronomia tenham relação com a inovação sustentável aplicada ao campo e à produção primária.

Este ambiente do Fronte(i)ra foi criado especificamente para valorizar os projetos de inovação realizados em Sant’Ana do Livramento e em Rivera e permitir que o grande público conheça em profundidade as iniciativas. Entre os expositores estão start-ups, universidades, parques tecnológicos, instituições como Sebrae e SESC, uma cooperativa binacional de trabalho e empresas. Cada um irá apresentar seus projetos de inovação.

O professor Rafael Schmidt, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e um dos coordenadores do Espaço Inovação e Sustentabilidade no 9º Fronteira avalia: “Inovação e sustentabilidade são conceitos cada vez mais difíceis de separar” e explica que, por isso, o ambiente que na última edição era dedicado especificamente à sustentabilidade, agora abraça o conceito de inovação. “O agro, por ser a base da matriz econômica local, se sobressai, embora iniciativas de inovação sustentável em outros setores também estejam presentes”.

Ele destaca que experiências interativas, como o uso de óculos de realidade virtual, estarão presentes nos estandes. Mas aponta que os projetos têm potencial disruptivo muito grande. Como é o caso do projeto FitoPampa Ecos do Pampa, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), que promove a extração de óleos essenciais de plantas nativas do bioma Pampa, como a carqueja, visando gerar bioinsumos alternativos aos defensivos agrícolas químicos.

O tema Inovação e Sustentabilidade será pauta, também, do Fórum Binacional de Inovação, que irá acontecer no dia 08 (sexta-feira). Com presença de representantes do ministério brasileiro de Integração e Desenvolvimento Regional e da Dirección Nacional de Cambio Climático, do Uruguai, os debates vão abordar temas como as mudanças climáticas, os ambientes de inovação, e o bioma Pampa.

O acesso ao 9º Fronte(i)ra e a participação no Fórum Binacional de Inovação são gratuitas. Os eventos ocorrem no Parque Internacional, que une os municípios de Sant’Ana do Livramento e Rivera.

Expositores do Espaço Inovação e Sustentabilidade

✓ Alerta AI

A startup brasileira Alerta AI, fundada em 2024 em Uruguaiana (RS), desenvolve um sistema de monitoramento ambiental em tempo real, focado especialmente em alertas de enchentes e secas. Seu objetivo é apoiar a gestão de riscos e a prevenção de desastres naturais, promovendo a segurança e a sustentabilidade das comunidades da região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul por meio da tecnologia de inteligência artificial. É reconhecida por sua inovação e impacto local na conservação ambiental.

 ✓ Alertas Tempranas

O projeto Alertas Tempranas do Uruguai, voltado para prevenção de desastres naturais, foi desenvolvido desde 2014 pela Universidade da República com apoio da Agência Nacional de Investigação e Inovação (ANII). O sistema prevê monitoramento hidrometeorológico em tempo real para emissão de alertas antecipados, especialmente para enchentes, com atuação em cidades como Durazno e Artigas. Em 2017, houve expansão com acordos interinstitucionais envolvendo órgãos nacionais para melhorar manutenção e uso do sistema, que é parte de um esforço integrado de gestão de riscos no país.

✓ COOTRABINES – Cooperativa de Trabalho Binacional de Estudantes e Técnicos Florestais

A COOTRABINES (Cooperativa de Trabalho Binacional de Estudantes e Técnicos Florestais) é uma cooperativa binacional que reúne estudantes e técnicos florestais para desenvolver práticas sustentáveis e inovadoras na área ambiental, especialmente focadas em manejo florestal e conservação. A cooperativa promove a integração técnica e acadêmica entre profissionais do Brasil e do Uruguai, fomentando projetos que unem expertise técnica e pesquisa para a sustentabilidade do bioma regional, com ênfase na responsabilidade social e ambiental.

✓ Ecossistema AREA B / Agencia de Dessarrollo de Rivera

O Ecossistema Área B é uma iniciativa binacional situada na fronteira entre Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), que promove a inovação colaborativa com foco no desenvolvimento econômico e social da região. Surgiu com o propósito de eliminar barreiras geográficas, integrando universidades, parques tecnológicos e demais atores do ecossistema para fomentar o crescimento conjunto, especialmente em inovação e sustentabilidade. A Agência de Desenvolvimento de Rivera atua na coordenação dessas ações, que incluem eventos como o Desayuno con Innovación e estratégias para fortalecer a cooperação entre múltiplos agentes da fronteira

✓ FitoPampa – Ecos do Pampa

O FitoPampa é um projeto de inovação desenvolvido pelo grupo Ecos do Pampa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). A iniciativa promove a extração de óleos essenciais de plantas nativas do bioma Pampa, como a carqueja, visando gerar bioinsumos alternativos ao agrotóxico e valorizar espécies muitas vezes negligenciadas. Envolvendo produtores agroecológicos e assentados, o projeto busca integrar conservação ambiental, geração de renda e enfrentamento às mudanças climáticas, incentivando sistemas produtivos que preservam a biodiversidade local

✓ Hornero Hub

Empresa com 10 anos de experiência no setor agro, especializada em gestão de fazendas, desenvolvimento de cultura empresarial e formação de lideranças no campo. Oferece soluções para fortalecer equipes, profissionalizar a gestão e conectar o operacional à estratégia, promovendo transformação e inovação sustentável em negócios agropecuários de todos os portes.

✓ Lab SESC

O Lab SESC é um espaço de inovação que promove cultura empreendedora, aceleração de startups e transformação digital, conectando talentos e empresas. Oferece mentorias, coworking e eventos voltados à sustentabilidade e inovação. Seu foco está no desenvolvimento de soluções criativas para impactar positivamente comunidades e negócios.

✓ La Florentina

 La Florentina é uma marca uruguaia idealizada no campo, onde três gerações da família trabalham juntas na Cabanha Don Florentino, uma estância tradicional. A criação da marca nasceu nesse ambiente rural, que inspira a produção de luminárias e objetos de decoração elaborados artesanalmente com lã e madeira, matérias-primas fornecidas pela própria estância. A arquiteta fundadora, produtora e criadora do projeto buscou desenvolver peças únicas que levam o charme dos belos campos ondulados do interior do Uruguai e a natureza para dentro dos lares, valorizando a cultura local e a riqueza do campo.

✓ PATES – Parque Tecnológico Binacional de Santana do Livramento

O PATES – Parque Tecnológico Binacional de Santana do Livramento é um projeto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), aprovado em primeiro lugar no edital do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) em 2023, com investimento de quase R$ 50 milhões para sua implementação. De iniciativa conjunta da Unipampa com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), a Universidade Tecnológica del Uruguay (UTEC), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Prefeitura Municipal de Santana do Livramento, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Governo Federal, as obras do Parque têm início previsto para 2026 em área cedida pela prefeitura. O projeto visa impulsionar o desenvolvimento regional, gerar empregos, atrair investimentos e fomentar inovação tecnológica e sustentabilidade na região.

✓ Plataforma Produtores Gaúchos Unidos

Produtores Gaúchos Unidos é um coletivo que nasceu em resposta às enchentes que afetaram produtores rurais do Rio Grande do Sul em 2024. Com foco na união e resiliência, o grupo conecta pequenos e médios produtores locais diretamente a chefs, restaurantes e comércios em todo o Brasil, promovendo a valorização da produção regional com autenticidade, qualidade e sustentabilidade. A iniciativa, que já mobilizou mais de 220 produtores e 90 estabelecimentos comerciais, evoluiu de uma ação emergencial para uma startup estruturada que fortalece a cadeia curta, assegurando frescor, procedência e reconhecimento aos produtos do terroir gaúcho. Os eventos gastronômicos ligados ao coletivo evidenciam a riqueza cultural e culinária da região, aproximando quem produz e quem consome com histórias e afeto.

✓ Ricardo Ribeiro Alves – Gestão ambiental e sustentabilidade nas empresas

Ricardo Ribeiro Alves é administrador, mestre e doutor em Ciência Florestal, com pós-doutorado em Marketing Ambiental. Professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Sua pesquisa é focada em sustentabilidade empresarial, com ênfase em comportamento do consumidor, consumo verde, marketing ambiental, estratégia competitiva para empresas verdes, logística reversa, certificação ambiental ISO 14001 e certificação florestal. Escritor de diversos livros nas áreas de administração e sustentabilidade, é reconhecido nacional e internacionalmente como referência em ESG, marketing e gestão ambiental.

 ✓ SEBRAE – Inova Pampa

O programa SEBRAE – Inova Pampa foi lançado em abril de 2025 durante o South Summit Brazil, com o objetivo de fomentar negócios inovadores relacionados ao bioma Pampa, especialmente ligados à bioeconomia, sustentabilidade e resiliência climática. O Inova Pampa busca apoiar pequenos negócios, produtores e startups por meio de capacitações, mentorias, acesso a bolsas, rodadas de negócios e conexão com mercados estratégicos, concentrando-se em soluções que valorizem o território e promovam o desenvolvimento regional sustentável

✓ Time Inovação – Ser BIO

A Time Inovação é uma empresa binacional (Brasil e Uruguai) de consultoria estratégica, fundada em 2006, dedicada a impulsionar a inovação empresarial e a transformação de negócios conscientes. A Linha Ser Bio de Time Inovação Trabalha com empresas conscientes que buscam desenvolver a sustentabilidade interna e alcançar um impacto positivo no meio ambiente.

✓ UTEC – Universidade Tecnológica del Uruguay

É a segunda universidade pública do Uruguai, criada em 2012, com foco em educação tecnológica, pesquisa e inovação. Com a missão de formar profissionais, pesquisadores, empreendedores e inovadores de excelência no interior do país, a UTEC busca promover o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Uruguai. A universidade oferece uma proposta educativa flexível e aberta, incentivando a construção coletiva do conhecimento e a conexão com o setor produtivo para fomentar a inovação, a criatividade e o empreendedorismo em diversas áreas estratégicas. Suas instalações e cursos estão distribuídos em vários departamentos do país, atendendo especialmente às necessidades regionais

__________________

Informações para a imprensa

Clarisse de Freitas

Assessoria de imprensa

MTB 11.872

fone: 51 98101 8418

e-mail: clarissedefreitas@gmail.com

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *