O presidente da ACIC, Eraldo Vasconcelos, participou no dia 6 de agosto da reunião semanal da Federasul, que abordou o programa de crédito do BRDE para empresas exportadoras e os impactos das sanções impostas pelos Estados Unidos ao Rio Grande do Sul.
No encontro, o diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, apresentou a linha de financiamento de R$ 100 milhões para setores afetados pelas novas tarifas, com juros entre 8% e 9% ao ano e prazo de até 60 meses. Ele destacou que a medida é paliativa e que serão necessárias novas ações em parceria com o BNDES.
O debate reuniu lideranças como o ex-ministro Francisco Turra, representantes da Abicalçados, Amcham e SindiTabaco, que defenderam serenidade e diplomacia nas negociações com os EUA.
Durante a reunião também ficou definido que será realizado um evento estadual sobre mineração, previsto para o Tá na Mesa da Federasul no dia 8 de outubro de 2025, Eraldo, que além de presidente da ACIC é diretor da Região Centro da Federasul, também coordena o eixo de mineração, propôs a realização desse evento como forma de divulgar a importância desse setor para a reativação da economia gaúcha.


