Cavalgada de cerca de 180 km traz a Chama Crioula para Caçapava do Sul

Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

Na terça-feira, 9 de setembro, o grupo de cavalgada Portal do Pampa percorreu 29 quilômetros – do Seival até as proximidades da Coxilha de São José, trazendo a Chama Crioula que dará início às comemorações da Semana Farroupilha 2025. A previsão é chegar oficialmente ao município no dia 13, para o desfile de cavalarianos.

O deslocamento faz parte de uma tradição que se repete anualmente. Neste ano o grupo transportou a centelha da chama desde Dom Pedrito, cidade onde ocorreu a distribuição para os municípios da região no dia 31 de agosto.

Neste ano, a cavalgada teve um diferencial: pela primeira vez, um secretário municipal integrou o grupo. O secretário de Inovação, Cultura e Turismo, Ignácio Lemos, acompanhou o trajeto a cavalo, reforçando a parceria e o envolvimento da administração municipal nas celebrações.

Conforme o secretário, o objetivo é ampliar a participação da comunidade. “Diferente de anos anteriores, em que a programação da Semana Farroupilha ficava a cargo apenas das entidades tradicionalistas e restrita aos seus sócios, em 2025 as ações contam com parcerias para envolver toda a população nas festividades, por isso planejamos ações em conjunto com as entidades tradicionalistas que oportunizarão a participação de toda a comunidade nesta grande celebração das tradições gaúchas”, destacou.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *