Em 9 meses, saúde de Caçapava dobra atendimentos e reduz filas históricas

Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul Saúde

Em apenas nove meses de gestão, a Secretaria Municipal de Saúde de Caçapava do Sul apresentou um relatório que comprovam as mudanças no atendimento à população. Foram 213 ações, que vão desde a reestruturação de fluxos até a ampliação de serviços, garantindo mais dignidade e resolutividade para quem busca atendimento no sistema público.

De acordo com o levantamento, o que antes era sinônimo de longas filas e demora no acesso, hoje é cuidado humano, eficiência e expansão dos serviços. O tempo médio de espera para consultas, que chegava a 23 dias, foi reduzido para apenas 6 dias, dobrando o número de atendimentos em relação ao ano passado.

As Equipes de Saúde da Família (ESFs) dobraram a capacidade de consultas médicas mensais, ampliaram o número de profissionais e triplicaram os atendimentos em odontologia, e amploaram os atendimentos em nutrição, psicologia e enfermagem. Serviços que antes eram quase inexistentes hoje fazem parte da rotina da comunidade.

Além da atenção básica, a gestão fortaleceu a Policlínica, que passou a ser referência em resolutividade, oferecendo atendimentos especializados e evitando que os pacientes precisem buscar auxílio em outras cidades. O Centro Materno Infantil e o Centro de Reabilitação também tiveram melhorias expressivas, com redução de filas e aumento no número de procedimentos realizados.

As ações coletivas também ganharam espaço, com grupos de atividades físicas, gestantes, artesanato, Hiperdia, tabagismo e acompanhamento no CAPS, envolvendo centenas de usuários em práticas de promoção e prevenção em saúde.

Outro destaque foi a captação de recursos vinculados, que somam mais de R$ 1 milhão em investimentos adicionais, garantindo sustentabilidade para a manutenção dos serviços. Obras estruturais, como a construção da UBS Promorar (R$ 2 milhões), a adesão à Rede Bem Cuidar e a aquisição de vans, carros e equipamentos modernos, reforçam o compromisso com uma saúde pública de qualidade.

“Nosso maior desafio sempre foi resgatar a confiança da população na saúde pública. Hoje podemos dizer que a realidade mudou. Cada investimento e cada ação têm como objetivo devolver dignidade e aproximar os serviços de quem mais precisa”, destacou.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *