A vereadora Jussarete Vargas (PDT) apresentou uma indicação ao Poder Executivo para que seja elaborado e implantado o Projeto Banco Vermelho na cidade.
A proposta tem como objetivo ampliar a visibilidade, a conscientização e o enfrentamento à violência contra a mulher por meio de uma ação simbólica e educativa nos espaços públicos do município.
O projeto consiste na instalação de bancos pintados na cor vermelha em locais de grande circulação, acompanhados de frases de impacto e mensagens de conscientização. Além disso, os bancos trarão informações úteis à população, como o número do Disque 180, canal nacional de denúncia de violência contra a mulher.
Segundo a vereadora, a iniciativa se inspira em projetos semelhantes realizados em outras cidades brasileiras e, também, no exterior, que têm se mostrado eficazes na sensibilização do público para a gravidade do problema da violência de gênero.
— O Banco Vermelho é mais do que um símbolo. Ele é um grito silencioso de resistência e alerta para que a sociedade reflita e combata todas as formas de violência contra a mulher — destacou Jussarete Vargas.
A proposta agora aguarda avaliação do Executivo Municipal para que possa ser transformada em política pública permanente, contribuindo para a construção de uma cidade mais segura e consciente.
Texto: Tisa de Oliveira
Foto: Tauane Alves


