Obras no bairro Armour serão concluídas em 2026 e incluem espaços públicos voltados à qualidade de vida dos futuros moradores
“Será um novo cartão postal para a Fronteira da Paz”. Essa é a visão que guiou o empresário David Rocha e seus sócios durante o redesenho do loteamento Jardim Padre Pio, em Sant’Ana do Livramento. O empreendimento, reapresentado ao público agora, receberá o investimento total de R$ 40 milhões e será concluído em 2026.
O grupo empresarial adquiriu a área de 30 hectares, no bairro Armour, em 2023 e trouxe mais inovação e modernidade ao conceito desenvolvido. O que inicialmente seria um loteamento simples, agora pretende estabelecer novos parâmetros para o urbanismo na região.
Propósito que tem empolgado as autoridades locais. Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Sant’Ana do Livramento, Rafael Damasceno, a nova área urbana revigora a autoestima da população e vai estimular o desenvolvimento do município em várias frentes.
“Tudo o que vem no entorno de um projeto como esse, como geração do emprego, melhoria da infraestrutura e aumento do bem-estar da população. Eu acredito que Sant’Ana do Livramento está no caminho certo e depois de um empreendimento como esse chegar aqui, outros com certeza virão”, afirmou Damasceno.
A mudança no paradigma urbanístico está cristalizada nas alterações feitas no projeto. Quando os quatro empresários assumiram a Joysul Urbanismo, desafiaram engenheiros e arquitetos locais a desenvolver espaços de “gentileza urbana” adequados à Fronteira.
Para isso, eles proporcionaram uma imersão dos técnicos em três bairros planejados do litoral catarinense. As referências foram: a Cidade Pedra Branca, em Palhoça; o bairro Vivapark, em Porto Belo; e o bairro Deltaville, em Biguaçu (na região metropolitana de Florianópolis).
O resultado é a inclusão de 13 mil metros quadrados de estruturas esportivas, praças e lugares contemplativos, a um custo estimado em R$ 2 milhões. As áreas comuns incluem lago, pista de caminhada e até “praças de fogo” (locais adequados para fins de tarde ao redor das chamas). Tudo cercado de muito verde e um zoneamento cuidadosamente pensado, para integrar as áreas residenciais e comerciais. Ao todo, o Jardim Padre Pio terá 672 terrenos, com áreas a partir de 150 metros quadrados. “Nesses dois anos em que remodelamos o projeto, também cuidamos para resolver as questões deixadas pela gestão anterior da Joysul. Vários clientes que já tinham comprado continuam conosco e outros estão chegando”, detalha o empresário, ao pontuar que cerca de 60% dos negócios já fechados foram com compradores uruguaios.
A uruguaia Karla Viera é uma das pessoas que garantiu seu terreno no empreendimento. Durante o coquetel de inauguração do novo escritório da empresa de urbanismo, ela afirmou que está satisfeita com as mudanças feitas no projeto. “São muito positivas”.
A Joysul Urbanismo tem, em Sant’Ana do Livramento, outros dois empreendimentos. O Sant’Ana Park, ao lado do Jardim Padre Pio, e o Reserva dos Pampas, também no bairro Armour. Ambos os empreendimentos estão em fase de desenvolvimento urbano e aprovação.
Clarisse de Freitas Assessoria de Imprensa.


