Para celebrar o aniversário, cooperativa irá convidaralunos de escolas vizinhas a três unidades
No dia 20 de outubro, a Cotrisul completa 65 anos de fundação. Essa data será comemorada com uma jornada de “Portas Abertas’, em que a cooperativa convidará a três escolas vizinhas para que conheçam as suas instalações.
“A aproximação com a comunidade é um fator muito relevante para a Cotrisul e sabemos que a experiência de ver a operação de uma indústria pela primeira vez é algo significativo para os jovens que, em poucos anos, irão começar a vida profissional”, afirmou a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da cooperativa, Juliana Tolfo da Fontoura.
A partir desse entendimento, o Comitê de Sustentabilidade propôs a jornada de “Portas Abertas” como ponto alto para a celebração dos 65 anos. Para tanto, as unidades Piratini (no terceiro distrito de Piratini), Graneleiro (no Durasnal, em Caçapava do Sul) e Indústria (na Vila Sul, zona urbana de Caçapava do Sul), estão sendo preparadas para receber as visitas.
Além da definição do roteiro interno que será feito com os visitantes, faz parte dos preparativos separar a quantidade adequada de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para que todos sejam recebidos com segurança. Cada unidade poderá receber uma turma pela manhã e outra pela tarde, que serão definidas em acordo entre a cooperativa e a direção das escolas convidadas.
Como detalha Juliana, a ideia é que, ao fazer a visita, cada aluno tenha oportunidade de entender como é a rotina da produção na unidade vizinha à escola. Perceber o que se faz entre a chegada dos caminhões que entregam a produção das lavouras e a saída daqueles que levam os grãos para seus destinos.
“Receber a visita de estudantes é algo que temos feito com mais frequência. Recentemente, a unidade de Lavras do Sul entrou na ‘Rota do Ouro’, um projeto que apresenta os diferentes setores empresariais a alunos da rede daquele município. Foi uma experiência muito enriquecedora, que quisemos compartilhar com as comunidades escolares de outras regiões”, acrescenta.
65 anos de cooperativismo
A Cotrisul foi criada em 1960 a partir da união de produtores de trigo de Caçapava do Sul (por isso recebeu o nome de Cooperativa Tritícola Caçapavana Ltda). Focada na comercialização conjunta do cereal, a cooperativa permanecia inativa quando já não havia produto para vender.
Com o passar dos anos, outros produtos foram sendo incorporados ao portfólio de grãos da Cotrisul, que se especializou na armazenagem. Atualmente, merecem destaque o arroz (único produto beneficiado pela Cotrisul) e a soja. A oleaginosa responde a quase 70% do faturamento bruto anual.
Ao longo dos seus 65 anos, a Cotrisul estendeu sua estrutura de armazenagem para cinco municípios: Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Lavras do Sul, Santana da Boa Vista e Piratini. E criou uma rede de mais de 2.500 produtores rurais cooperados, que abrange as regiões Central, Sul e Campanha.
“Hoje, a Cotrisul atua com excelência no recebimento e comercialização de grãos, fornecimento de insumos agrícolas e veterinários, assistência técnica e serviços que impulsionam a produtividade e a sustentabilidade no campo. Sua atuação vai além da porteira: envolve geração de empregos, apoio às comunidades, educação cooperativista e parcerias sólidas com entidades públicas e privadas. Celebrar os 65 anos é, também, reafirmar o compromisso com o futuro – com inovação, responsabilidade ambiental e valorização das famílias que fazem da Cotrisul uma cooperativa forte e reconhecida”, afirma o presidente, Gilberto da Fontoura.


