Jornada Agro do Futuro debate sucessão no campo

Caçapava do Sul Destaque Geral Rural

O painel de encerramento da primeira Jornada Agro do Futuro, realizada na 90ª Expofeira de Caçapava do Sul, abordou um tema crítico para todo o agro brasileiro: a sucessão. Convocados pela Cotrisul, cinco jovens produtores rurais contaram suas experiências à plateia formada, majoritariamente, por alunos do curso técnico em agropecuária.
“Chamamos produtores rurais com diferentes enfoques produtivos e que também abordam a sucessão por perspectivas que não coincidem. O resultado foi muito enriquecedor”, detalhou Gabriela Scherer, gerente da loja Cotrisul Agroveterinária.
Participaram Rodrigo Venturini, os irmãos Ederson e Eliandro Souza e as irmãs Andriele e Mariele Garcia. Enquanto Rodrigo e a família se dedicam à atividade agrícola, as irmãs Andriele e Mariela estão focadas na pecuária. Já os irmãos Ederson e Eliandro fazem o manejo Integração Lavoura-Pecuária.
“Foi interessante observar como a abordagem do Rodrigo, muito profissional, ligado à tecnologia e à gestão financeira, é diferente do ponto de vista dos demais. Mariele e Andriele foram levadas a assumir a propriedade por força das circunstâncias, enquanto os outros irmãos estão na atividade rural focados em preservar o legado familiar”, observou Gabriela.
O Painel Sucessão teve a mediação do empresário Matheus Vivian, responsável pelo Clareira Hub de Empreendedores. Mais cedo, a coordenadora do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul, Denize Oliveira, conduziu os demais painéis da jornada.
Ao longo do dia, profissionais da Cotrisul e convidados compartilharam com o público suas experiências de formação e construção da carreira. Sempre traçando um paralelo entre os mercados da pecuária e da agricultura. A Jornada foi pensada para abrir horizontes e mostrar aos estudantes que há muitas possibilidades de trabalhar e crescer no agro – onde as carreiras podem incluir atividades na cooperativa, em multinacionais ou, mesmo, na sucessão familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *