Trupe caçapavana adapta personagens para diversas celebrações

Caçapava do Sul Destaque Divulgação Geral

Espetáculos que unem humor, cultura popular e incentivo à leitura. Essa é a proposta de uma trupe de atores, formada em Caçapava do Sul sob a coordenação da Café no Bule Produções, que está marcando a comunidade.

Uma das adaptações mais recentes é a “Trupe dos Guardiões do Livro Encantado”, que faz intervenções artísticas itinerantes voltadas para os públicos infantil e juvenil.  A lógica do grupo não requer estrutura fixa ou equipamentos de som. São três personagens (Aurélio, o Guardião das Histórias, Lola das Cores e Piter, o Brincalhão das Letras) que interagem com o público em performances que misturam pintura facial, pequenas mágicas, leituras expressivas e improvisos literários.

Coloridos, poéticos e cheios de humor, os artistas convidam as crianças a mergulharem na cultura de forma espontânea e afetiva. “Cada livro é uma porta para outro mundo. Nosso papel é lembrar às crianças que a imaginação é o caminho mais bonito até ele”, explica o ator e diretor Dagoberto Júnior, idealizador do projeto e produtor da Café no Bule.

Em outra vertente, a mesma produtora apresentou “A Gringa da Forqueta”, espetáculo que tem conquistado palcos e feiras do Sul do Brasil. Interpretada por Dagoberto Júnior, a personagem dá vida à típica nona do interior de Caxias do Sul, uma mulher trabalhadora, espirituosa e cheia de opiniões sobre a vida da vizinhança.

Com sotaque carregado e humor refinado, A Gringa celebra a cultura italiana e as tradições da Serra Gaúcha. O monólogo foi destaque na Festa Nacional da Uva 2024, encantando o público com sua autenticidade e valorização das raízes culturais de Caxias do Sul e região.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *