O Ensinamento da Pequena Colheita

Colunistas Geral

Mauro tinha um vizinho com uma pequena propriedade. Seu Luiz era um homem trabalhador, vivia em torno da família. Mauro era um grande proprietário de terras. E não achava possível aquele vizinho ir tão bem com somente aquela quantidade de campo.
Luiz sempre passava e dava bom dia para o vizinho, que nem respondia direito. Focado na família, nas vendas dos cultivos e em pagar suas contas, nem tinha como saber como andava a vida de Mauro.
Este, por sinal, só olhava o capricho da pequena propriedade de Luiz. Mas, insatisfeito, apareceu no vizinho se oferecendo para comprar e pagar até além do que valia. Luiz recusou a oferta e até já estava achando falta de respeito tamanho insistência do vizinho.
E nessa época de colheita, os hectares de Mauro, que eram o triplo de Luiz, foram de mal a pior. Teve até prejuízo, pois foi uma pequena colheita. E isso encheu o vizinho de ira.
Um dia os dois se encontraram numa venda lindeira da propriedade dos dois. E já muito incomodado com as charadas do vizinho Luiz, numa provocação, respondeu:
— Olha, Mauro, eu cuido da minha vida! Não tenho tempo de cuidar da tua e nem de nenhum vizinho. Se precisar, eu ajudo!
E Mauro continuou:
— Eu só disse: como pode tu, com aquela pouca quantidade de terra, ter colhido tanto!
E aí Luiz arrematou:
— Mauro, o problema são os teus olhos! Miséria é a vida que tu vives. E se cuidasse da imensa propriedade e trabalhasse de verdade, com certeza tua colheita era muito maior que a minha!
Bom, encerrou o assunto. Pagou a conta e saiu dali. Daqui para adiante a situação mudou, nem mais bom dia existia entre os dois vizinhos.
Passaram-se anos, por obra do destino Mauro literalmente quebrou e teve de vender sua propriedade e outras pessoas foram morar naquele local. O problema não era a colheita ser pequena e, sim, o olhar de Mauro ir além do que realmente tinha que cuidar. E isso Luiz disse à sua esposa quando o tempo terminou com aquele litígio.
No fundo, Mauro havia plantado muita discórdia e sua pequena colheita era reflexo da vida que vivia e o resultado veio a ele no seu tempo devido.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *