O mês de maio de 2019 entra para as estadísticas dos centros de meteorologia, como o mês mais chuvoso dos últimos 35 anos no Rio Grande do Sul. Com informações confirmadas pela Somar Meteorologia, dos 31 dias do mês de maio, 15 foram de chuvas. Segundo as previsões, tudo indica que as chuvas devam fazer parte da rotina dos Gaúchos nos próximos 3 meses.
Com esses altos indicies de chuva e já levando em conta as previsões que seguem para os próximos meses, a Secretaria de Obras, aproveita os dias de sol para ampliar o trabalho nas ruas e estradas do município.
Valendo-se do tempo bom, as equipes do interior, estão trabalhando nas estradas do Rincão da Salete, Picada Grande, Rincão dos Nizas, entrando pela BR 392 em direção a estrada da Arueira, Coxilha do Lobato no sentido as pontas do Santa Bárbara e começando também no Passo do umbu. Na cidade diversos bairros estão recebendo encascalhamento e patrolamento.
O Secretário de Obras, Paulo Henriques, informa que provavelmente nessa semana, começará a contar com o maquinário do Estado, reforçando a recuperação de estradas e ruas, que ficaram bastante danificadas pelas fortes chuvas.