Aconteceu dia 22 no Salão do Instituto Municipal de Educação a Reunião do Consórcio Vale do Jacuí, que tem Caçapava do Sul como um dos 12 municípios consorciados.
Segundo o presidente da entidade, André da Cas, prefeito de Ibarama, na pauta foram discutidas alteração estatutária e demais documentos; Projeto de Iluminação Pública de Led; Convênio entre o Consórcio Vale do Jacuí e a Secretaria Estadual da Agricultura; eventos de turismo; Banco de profissionais e peritos, e aprovação da peça orçamentária do exercício de 2020.
Os prefeitos Maninho Trevisan, de Sobradinho; Gilnei Luchese, de Lagoa Bonita; Bertino Rech, de Passa Sete; Valdir Rodrigues, de Segredo; Marciano Ravanello, de Arroio do Tigre; Cecília Montagner Ceolin, de Estrela Velha; Valdoir Francisco da Silva, de Tunas; Jorge Hoffman, de Cerro Branco; André de Lacerda, de Novo Cabrais; Sérgio Guinatti, de Cachoeira do Sul e seus vice e Secretários marcaram presença no evento, que faz parte da Programação dos 188 anos de Caçapava do Sul.
O prefeito Giovani Amestoy, acompanhado do Vice Luiz Guglielmin e de Secretários de Governo receberam a comitiva de agentes políticos dos municípios consorciados.
O Assessor superior do gabinete, Stener Camargo, fez uma explanação sobre a coleta de resíduos sólidos para as Prefeituras baseado nas normativas do Tribunal de Contas do Estado e deu cases de municípios que receberam sua consultoria e conseguiram se adequar a Legislação, aumentar a coleta e reduzir significativamente o valor pago para o recolhimento do lixo nos municípios.
O Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí foi constituído em 2004 e trata-se de um Consórcio multifuncional, possuindo Câmaras Setoriais com o objetivo de desenvolver as múltiplas políticas públicas de interesse dos entes consorciados.