Em Sessão Plenária recente, o vereador do PP explanou sobre o PL no qual restitui e indeniza repasse que deveria ser usado para revitalização e recuperação de um módulo esportivo do município.
Tratou-se da devolução de um recurso oriundo de contrato firmado entre o município de Caçapava do Sul e o Ministério dos Esportes, em 29 de novembro de 2017, fruto de uma emenda parlamentar solicitada pelo vereador Silvio Toldo (PP) e atendida pelo Deputado Federal Luiz Carlos Heinze.
Segundo Tondo, o montante financeiro de R$ 250 mil reais deveria ser utilizado para a reforma do ginásio de esportes localizado no bairro Sul, com uma contrapartida de cerca de R$ 7 mil reais do Executivo na época. Esta obra atenderia toda a população desta área de Caçapava do Sul, principalmente aos alunos das EMEF Patrício Dias Ferreira – Patronato e da EMEF N. Srª das Graças.
“Bairro Fátima, Pereira, Sul, Promorar, Alto da Meia Légua, toda esta região teria a sua disposição um local para a inclusão social de jovens através do esporte. Nesta região inclusive, temos duas escolas que participavam dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul – Jergs”, afirmou o parlamentar.
O vereador enfatizou também que é um direito desta comunidade ter este espaço de recreação e lazer em condições para atividade física, encontros e convivência. Neste contexto, a devolução do recurso tornou-se uma forma de tolher o merecimento destes jovens à prática do desporto em um local adequado.
“Infelizmente temos que passar por isso, lutamos para conseguir recursos para possibilitar melhorias a comunidade e somos obrigados a votar sobre a devolução destes devido à falta de atenção necessária por parte do Executivo”, finalizou Silvio.
O Projeto de Lei 4798/2022 que rescinde o contrato supracitado e devolve aos cofres públicos os recursos foi aprovado com três votos contrários dos vereadores Silvio Tolfo Tondo, Mariano Teixeira e Zilmar Araújo, da bancada do Progressistas.