Ocorreu sexta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul a tradicional festividade pelo Dia Internacional da Mulher que homenageou 10 caçapavanas.
A data, ocorrida dia 8 março, lembra a importância das lutas femininas por justiça, igualdade e respeito. O Dia Internacional da Mulher diz respeito a um convite à reflexão referente a como a nossa sociedade as trata. Essa reflexão vale tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho.
Na ocasião, a mesa foi composta pelo Presidente da Câmara de Vereadores Silvio Tolfo Tondo (PP), pela Secretária da Mesa Diretora Patricia Castro (PL) e pelo Vice Prefeito Luiz Carlos Guglielmin. Dentre as autoridades presentes estavam o Procurador Geral do Municipio Luciano Pavanatto, o Ex-Prefeito Tiaraju Castro, a Secretaria de Educação Gislaine Huerta, a Secretária da Fazenda Yoko Nakashima Mota e a Secretária Adjunta da Ação Social Franciele Mello.
Nesta edição foram homenageadas as seguintes mulheres: Aline Torres (proponente Ver. Paulo Pereira), Alizandra Danzman (proponente Ver. Antonio Almeida Filho), Carolina Alves Lemer (proponente Ver. Luis Fernando Torres), Geneci Arruda Guterres (proponente Ver. Zilmar Araujo), Katia Dotto Ragagnin Prior (proponente Verª. Patricia Castro), Maria Clenira Varella (proponente Verª. Mirella Biacchi), Maristela da Cruz de Assunção (proponente Ver. Caio Casanova), Oneide Machado Silveira (proponente Ver. Mariano Teixeira), Silca Maria Junqueira dos Santos (proponente Ver. Silvio Tolfo Tondo) e Tania da Aparecida Schreiner (proponente Verª. Jussarete Vargas).
Em virtude de enfermidade no seio familiar, o vereador Marco Vivian Taschetto (MDB) não pode participar na Sessão Solene, porém, em comunicação oficial, parabenizou a todas homenageadas.
Tondo em seu discurso reafirmou toda a admiração e respeito pelas mulheres lembrando a origem da data comemorativa e apontando a luta histórica e suas reivindicações.
“As mulheres conquistaram o espaço que as conduziu a liberdade, a independência feminina é um mérito que foi alcançado unicamente por mérito das próprias e busca por igualdade travada todos os dias em todas as partes deste país”, disse Tondo.
O Legislativo entregou uma placa personalizada alusiva a Solenidade confeccionada pelo escultor Edimilson Diniz utilizando granito e ferro fundido como principal matéria prima. Na ocasião, a dupla de artistas Victor & Marcelle cantaram a música Maria Maria de Milton Nascimento que diz: “mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre. Quem traz no corpo a marca Maria, Maria mistura a dor e a alegria.”
Aline Torres discursou representando as demais e abordou um breve histórico de cada homenageada.
“Esta homenagem simbolicamente representa o empoderamento feminino da mulher caçapavana e certamente sempre será lembrada por nós como motivo de orgulho e satisfação”, ressaltou Aline.