Até o momento, foram entregues 14,7 milhões de declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física 2023 em todo o Brasil. O número equivale a aproximadamente 37% dos 39 milhões de contribuintes obrigados a fazer o IRPF, segundo as estimativas da Receita Federal.
Lembrando: o prazo para declarar o IR encerra-se no dia 31 de Maio.
Números locais
O Rio Grande do Sul acaba de ultrapassar a marca de 950 mil declarações, ou 33% do total esperado (que deve ficar próximo de 2,8 milhões).
Em Caçapava do Sul, foram feitas até o momento pouco mais de duas mil declarações, ou 30% das cerca de 6.700 esperadas. Em Santana da Boa Vista foram 303 (32% da expectativa); em São Sepé, 1.231 (26%) e em Lavras do Sul, 431 (33%).
Novas tecnologias
Na apuração parcial (até esta semana), 24% dos gaúchos adotaram a declaração pré-preenchida. Este percentual é bastante próximo da expectativa de 25%, anunciada pela Receita Federal em março, e coloca o Rio Grande do Sul à frente da média nacional, que ainda está em 22%.
Quanto aos sistemas utilizados pelos contribuintes, o cenário regional tem exatamente a mesma configuração do nacional: 86% dos declarantes utilizaram o tradicional Programa Gerador de Declaração (baixado do site da Receita Federal e instalado em computadores e notebooks); 9% utilizaram aplicativos para celulares; e 5% fizeram suas declarações online, pelos portais e-CAC e Meu Imposto de Renda.
Mais restituições do que valores a pagar
As estatísticas nacionais sobre resultados das declarações são as seguintes: 77% dos declarantes têm valores a receber em restituição; outros 12,5% têm imposto a pagar; e 10,5% das declarações resultaram em “zero a zero”.