Qual a vocação da nossa região?

Colunistas Geral

Onde está localizada a região da Campanha?
A gestão do estado politicamente é dividida em regiões, a Região da Campanha é composta pelos municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul, com uma extensão territorial de 18 mil km2, maior que muitos países, uma imensa extensão localizada no Pampa Gaúcho, fronteira com o Uruguai, A Campanha é conhecida pelos amplos campos e pastagens naturais com um bioma único.

A vocação da região vem mudando
A região da Campanha, tinha uma vocação econômica predominantemente agropecuária, especialmente voltada para a pecuária e a agricultura. As principais características econômicas dessa área incluem a criação de gado bovino com grande foco na produção de carne. Agricultura: Nos últimos anos, a região também passou a investir mais em culturas agrícolas, especialmente a soja, que se tornou uma das principais commodities da região.

Outras culturas importantes incluem arroz, trigo e milho.
Recentemente outras culturas surgiram
A Viticultura: A Campanha Gaúcha tem ganhado destaque na produção de vinhos de qualidade, especialmente de vinhos finos. A região se beneficia de condições climáticas e geográficas favoráveis para o cultivo de uvas, atraindo investimentos no setor vitivinícola. A olivicultura hoje com o maior número de marcas de azeite do Brasil vem numa crescente. Temos ainda a produção de ovinos, mel, entre tantos outros produtos.
O Turismo rural é outra atividade que tem crescido, com a valorização do patrimônio histórico e cultural, a região tem explorado o turismo rural, oferecendo experiências em fazendas, vinícolas e roteiros ligados à cultura gaúcha e especial as belezas naturais da região, hoje tendo o Geoparque Caçapava como selo mundial da Unesco de reconhecimento.

O que falta para desenvolvermos a nossa região?
Explorar melhor o nosso potencial, seja na produção de grãos, silvicultura, animais, turismo ou mineração. No caso da Mineração temos um potencial fantástico de melhoria da qualidade de vida pela geração de rendas e impostos, com essa atividade, infelizmente ainda tem pessoas que por questões ideológicas ou cegueira mental fazem movimento contrário a atividade de mineração, pequenos grupos sacrificam a vida de milhares de pessoas que desejam uma vida melhor e são boicotadas por pessoas que nos seus lares aconchegantes esquecem que há vidas lutando por dias melhores.

Temos a mineração uma vocação das nossas vocações
A região da Campanha tem na mineração uma das maiores vocações, que vem sendo praticada a séculos, nossa região é rica em calcário, produzindo 85% da produção gaúcha, temos o carvão com as usinas de Candiota, minérios como ouro, cobre, fostato um mineral não metálico entre tantos outros. Infelizmente temos movimentos contrários a essa vocação, mas você já parou para pensar como seria a sua vida sem a mineração? Quase tudo o que usamos vem da mineração: nossas casas, os veículos, equipamentos hospitalares, os óculos que usa, o celular ou computar que trabalha, a água que você bebe, quase tudo o que você imagina que existe vem da mineração, então dizer que é contra a mineração é um contrassenso, uma irracionalidade, hoje não temos como viver sem os processos de mineração. Mas é claro que desejamos uma mineração preocupada com o meio ambiente, sabemos que tudo gera impactos na natureza, por isso, precisamos zelar por ela.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *