Projeto Viver Campos Nativos abrangerá, inicialmente, um total de 20 hectares em cinco propriedades na área rural de Lavras do Sul
Melhorar e preservar os campos nativos do Bioma Pampa, potencializando resultados e certificando propriedades, que terão seus produtos valorizados para comercialização. Com esse objetivo, a Lavras do Sul Mineração (LDSM), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lavras do Sul (STR) e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) assinaram, esta semana, um termo de cooperação para desenvolver o Projeto Viver Campos Nativos, que abrangerá, nesta primeira etapa, um total de 20 hectares em cinco propriedades rurais, todas na área rural de Lavras do Sul.
Com duração de 2 anos, o projeto selecionou beneficiários inseridos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), com área mínima de 4 hectares de campo nativo preservado. Eles terão assistência técnica estruturada em oito visitas, que preveem diagnóstico da propriedade, análise do solo, análise dos resultados e orientação sobre insumos, entrega desses insumos e levantamento de rebanho, ajuste de carga e acompanhamento técnico, além de monitoramento contínuo e avaliação de resultados. Essas visitas, que são trimestrais, vão gerar relatórios técnicos compartilhados entre os parceiros, o que garante uma coleta de experiências, metodologias e resultados mais eficazes. A ideia é oferecer apoio financeiro, execução e gestão operacional, além de colaboração institucional e especializada da Fetag.
Pela parceria, os produtores, que não terão custos, devem adotar práticas que promovam a conservação da biodiversidade, o uso sustentável do solo e a recuperação de áreas, eventualmente, degradadas. Essas responsabilidades estão alinhadas com a legislação socioambiental vigente e com princípios de ESG no que se refere à preservação do Bioma Pampa e à manutenção dos campos nativos, na disseminação de conhecimento técnico sustentável e na transparência das ações realizadas, incentivando e valorizando os beneficiários e buscando o desenvolvimento local e regional.
Para o presidente da Lavras do Sul Mineração (LDSM), Paulo Serpa, o comprometimento é com o crescimento regional: “A mineração, a pecuária e a agricultura podem se desenvolver juntas, e, em um ambiente sustentável, gerar impostos e outros benefícios. Se o campo for bem tratado, responde de forma muito positiva”, acrescentou. A ideia do Viver Campos Nativos é, a partir dos resultados obtidos, aumentar o número de propriedades beneficiadas nas próximas fases da iniciativa.
Saiba mais
**O projeto melhora a qualidade de vida do homem do campo, estimulando também a permanência do jovem no meio rural, porque agrega valor à matéria prima inicial (como a carne), na base da cadeia produtiva, gerando mais renda na comercialização. Vale aqui destacar que apenas 2% da juventude gaúcha está no campo
**O projeto utilizará insumos produzidos na região, como o fosfato e o calcário, fomentando também o setor de fertilizantes

Na foto: (esquerda para a direita): Nilson Dorneles, coordenador de Relações Institucionais da LDSM, Amilton Camargo, diretor regional Fronteira da Fetag-RS, João Rui Dias Nunes, presidente do STR de Lavras do Sul, Paulo Serpa, presidente da LDSM, Fernanda Carvalho, coordenadora dos Programas Socioambientais da LDSM e Guilherme Borges, agrônomo do projeto
Credito: Edinara Lopes


