Na manhã desta segunda-feira, dia 3, o vereador Peter Linhares esteve reunido com o prefeito Marcelo Spode para alinhar a inscrição do município no programa Emancipa, que é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA).
O pedido do vereador é que o município seja uma das cidades sedes do projeto, para aplicar de forma regional. “Esse projeto vai capacitar 2.200 pessoas para gerar renda, entrar no mercado de trabalho. No final do curso, vocês vão receber um kit para seguir trabalhando na área escolhida. Estamos muito felizes de estarmos aqui hoje levando essa oportunidade que é muito necessária lá na ponta”, disse o coordenador da Cufa-RS, Junior Torres.
A abertura das inscrições começou em janeiro. O início da capacitação deve ocorrer em março, tendo a duração de 12 meses. Os selecionados poderão escolher entre cursos de gastronomia, manutenção de obras, eletricista, manicure, barbearia, informática e auxiliar administrativo. Ao término de cada curso, os participantes receberão kits de ferramentas ou materiais, no valor de R$ 1.500,00, adequados para o exercício das atividades relacionadas ao curso concluído.
Os kits proporcionarão aos beneficiários as ferramentas essenciais para iniciar sua jornada empreendedora ou buscar novas oportunidades de trabalho, contribuindo diretamente para a geração de trabalho e renda e para a reconstrução das suas vidas, após os desafios enfrentados em razão das enchentes.
O prefeito informou que vai determinar a inscrição no projeto que deve ser executado junto a secretaria de desenvolvimento social do município. ” Queremos trazer essas capacitações para a nossa região, usando Caçapava como uma das cidades sede”, comentou Linhares.