Turismo qualificado: Geocapacita encerra o ano com integração e projeção para 2026

Geoparque Caçapava Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

Aconteceu na noite desta quarta-feira a atividade de encerramento do Geocapacita no Turismo, iniciativa que, ao longo de 2025, promoveu uma série de qualificações voltadas ao fortalecimento dos empreendimentos turísticos de Caçapava do Sul.

O programa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Inovação, Cultura e Turismo, Sebrae, UFSM, ACIC e CDL, reunindo esforços para impulsionar negócios e consolidar o município como referência no setor.

Durante o encontro, foi lançado o catálogo de geoprodutos, composto por itens que carregam a identidade do Caçapava Geoparque Mundial da Unesco, reforçando o vínculo entre desenvolvimento econômico, cultura local e valorização territorial.

O secretário de Inovação, Cultura e Turismo, Ignácio Lemos, destacou que iniciativas como essa permitem que quem aproveita as oportunidades possa “alavancar seus negócios e colocar Caçapava na rota do turismo”. Ele também enfatizou que “não adianta revitalizar os lugares se não houver quem empreende e acredita no turismo”, lembrando que o município potencializa vendas e oferta capacitações, mas que o setor só se consolida com a participação e dedicação das pessoas.

“Acompanho o Geocapacita desde o primeiro ano e vejo, na prática, o quanto essas capacitações geram oportunidades e fortalecem quem participa. Esse é um dos pilares do Geoparque Caçapava: oferecer desenvolvimento sustentável e de qualidade para toda a comunidade do território. Cada edição reafirma nosso compromisso em apoiar pessoas, iniciativas e empreendimentos que fazem o nosso Geoparque avançar”, destacou a coordenadora do Geoparque Caçapava Alizandra Silva.

O presidente da ACIC, Eraldo Vasconcelos, afirmou que há dificuldades, mas também grandes potencialidades, ressaltando que a região é rica em turismo, história e mineração.

A UFSM, representada pela turismóloga Bibiana Schiavini, destacou o compromisso com o projeto e ressaltou a importância do pertencimento. A analista de articulação de projetos Elis Silva do Sebrae, reforçou o papel da instituição no apoio ao desenvolvimento de pequenos negócios.

O evento contou ainda com um momento de integração entre os participantes em um happy hour animado pela apresentação musical de Glisser Brito, marcando o fechamento de um ciclo e preparando o caminho para novas ações em 2026.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *