Aproximar a família da escola é uma das linhas de trabalho do novo secretário de educação

Destaque Educação

Nesta semana, o novo Secretário de Educação de Caçapava do Sul, o professor Aristides Saul Teixeira Costa, deu inicio as suas atividades no município. O professor de educação física tem mais de 40 anos de atuação nesta área, também foi responsável pela 13ª Coordenadoria Reginal de Educação e foi prefeito de Lavras do Sul.

Ainda em fase de adaptação e formação de equipe, o secretário afirma que irá montar sua equipe de trabalho conforme as demandas da pasta, aproveitando ao máximo o currículo de cada profissional. “Ainda estamos analisando quem será o secretário adjunto, justamente para poder aproveitar as formações e atender todas as demandas que envolvem a educação. A equipe será enxuta”.

Costa salienta ainda que sua linha de trabalho estará voltada a destacar a importância da educação na sociedade e na formação dos cidadãos. “Como já atuei por muitos anos na educação, tenho uma ideia de trabalho baseada no diálogo entre o magistério e a comunidade escolar além de fazer com que a educação vá além dos muros da escola, aproximando as famílias e fazendo com que os pais entendam que eles também são parte fundamental na educação de seus filhos”, salienta.

Já preocupado com a abertura do ano letivo que está marcado para o dia 26 de fevereiro, as primeiras atividade do secretário estão sendo voltadas a formação do quadro de pessoal e o transporte escolar, que está com edital de licitação aberto. Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) as atividades iniciam dia 5 de fevereiro. “Vamos dar continuidade a abertura do ano letivo, que deve ocorrer no próximo mês, e em projetos bons que estão em andamento. E já planejar, para que consigamos concretizar, conforme os anseios do atual prefeito, uma escola técnica, com disciplinas variadas, entre elas voltada para o agronegócio, e de turno integral para o ano de 2019”, frisou Aristides.

Sobre a cogitação de seu nome para candidato a Deputado Estadual, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Aristides frisou: “Se fosse concorrer, não aceitaria ser Secretário neste momento. Sou professor e me orgulho e é na Educação que quero estar”, falou Aristides, descartando a disputa eleitoral.

O secretário afirmou ainda que intenciona se alinhar com o Sindicato dos Professores Municipais de Caçapava do Sul (Sinpromc). “Ainda não tive tempo de procurar o sindicato, mas quero me reunir com eles pois nós não estamos de lados opostos, vamos dialogar para que possamos nos entender”.

O Simpronc também emitiu uma nota, após o anúncio da troca de secretário de educação, conforme o documento: “O Sinpromc lamenta a saída da professora Leslie, pois ela tinha sido indicada pela categoria, e demonstrou preocupação quanto ao trabalho e projetos que vinham sendo desenvolvidos até então com as equipes diretivas e professores… O Sinpromc salientou a importância da valorização da classe, visto que o governo anterior pagou o piso obedecendo o reajuste integral do Fundeb, o que não ocorreu em 2017, que era de 7,64% e recebemos somente 3,58%. Temos por direito receber o reajuste integral a partir de fevereiro com base no nível médio, conforme prevê a Lei 11.738 de 16 de julho de 2008”.

Por telefone, a presidente do Sinpromc, Dolores Stel frisou que o sindicato foi comunicado da troca de secretário. “Foi promessa do prefeito em campanha que a escolha do Secretário de Educação teria participação do sindicato, mas não foi o que aconteceu, nós apenas fomos comunicados da mudança na secretaria de educação. Mas vamos aguardar a visita do novo secretário buscando sempre o diálogo para haver harmonia”.

 

 

Por Carol Petrin, com informação da A. I. Prefeitura Caçapava do Sul

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *