Vereadora sugere projeto de lei contemplando a preservação da fachada do prédio da Prefeitura

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Região

A indicação da vereadora Márcia Gervásio que sugere ao Executivo a elaboração de um projeto de lei que disponha sobre a preservação e conservação da fachada do prédio da Prefeitura foi votada na sessão de terça, (06). Foram oito votos favoráveis e dois contrários, votaram contra os vereadores Ricardo Rosso (PP) e Paulo Pereira (PDT).

 De acordo com a vereadora, o prédio de propriedade do município de Caçapava do Sul, localizado à Rua XV de Novembro, é um imóvel descrito no “Projeto Caçapava” e inserido no Inventário de Bens Culturais do Município no ano de 1987.  Foi adquirido na gestão do então intendente coronel Coriolano Alves de Oliveira e Castro, no ano de 1902, para a instalação da sede da Administração Municipal, a qual ali permaneceu até o início do mês de abril do corrente ano, ocasião em que foi interditado em razão de parte do seu telhado ter desabado.

“As memórias do passado constituem a identidade humana, elas representam uma cultura e servem para identificar a história e os acontecimentos. Resgatar uma memória significa preservar a identidade de um povo. Caçapava do Sul possui inúmeros imóveis de valor arquitetônico, histórico e cultural que simbolizam a identidade da cidade. Preservar esses imóveis representa preservar a memória”, avalia a vereadora.

O imóvel, por tratar-se de um prédio centenário e de significativo valor histórico, localizado no centro da cidade é ponto de referência para os caçapavanos e visitantes.

“Não sou contra a venda deste imóvel, somente acredito que como caçapavanos, temos que cuidar do que faz parte da nossa história. A administração está engajada em discutir com a população esse tema relacionado a preservação da história e do patrimônio. Essa semana a secretaria de Cultura está realizando diversas atividades e debates sobre educação patrimonial, dentro da programação da Semana Nacional do Arquivo. Isso me deixa muito feliz e confiante, pois minha indicação tem tudo a ver com este assunto”, assegura Márcia.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *