Projeto de reciclagem de lixo é apresentado às cidades da região

Caçapava do Sul Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul Região

O aumento populacional nas cidades, aliado a uma sociedade extremamente consumista, faz gerar vários problemas ambientais. O lixo urbano é um desses problemas, ele pode ser de origem domiciliar, origem industrial, agrícola, hospitalar e o lixo desse século: o tecnológico.

Considerando essa realidade, foi realizada uma reunião em São Sepé, dia 22, com a finalidade de conhecer e estudar a possibilidade de implantar um projeto de valor ecológico e alto valor comercial na região central do Rio Grande do Sul.

Várias cidades foram representadas na reunião, dentre elas o Município de Caçapava do Sul, que se fez presente através das Secretarias de Obras e Planejamento e Meio Ambiente e contou com a direção da EKT Ekological Technologies, empresa especializada na transformação de resíduos sólidos urbanos e industriais em produtos de alto valor comercial.

Segundo o Diretor da EKT, Carlos Walter Flister, a disposição final do lixo em aterros é a alternativa mais econômica ainda, porém, está longe de ser a mais correta ambientalmente, o lixo urbano, agrícola e industrial, já pode ser transformado em madeira biossintética, energia elétrica, óleo pesado sintético, óleo diesel biossintético, gás, combustíveis sólidos, adubo bio-orgânico, entre outros derivados, sem gerar resíduos indesejáveis ou prejudiciais ao meio ambiente, com alta eficiência.

“A EKT desenvolve tecnologias ecológicas e produz equipamentos para a produção de compostos biossintéticos industriais (CBSI) no Brasil, Estados unidos, Argentina, entre outros Países”, frisou Flister.

Conforme o Secretário de Obras, Paulo Henriques, a ideia é excelente e altamente sustentável. “Proporciona um descarte definitivo para o lixo e pode produzir produtos de preço comercial relevante. Outra reunião será marcada em breve, e poderemos fazer um debate mais amplo, não só com as Prefeituras da região, mas também, com os empresários que já demonstraram interesse” concluiu Henriques.

Estiveram representando o município, Secretário de Obras, Paulo Henriques, Secretário Adjunto do Planejamento e Meio Ambiente, Nilvo Dorneles, Coordenador da Limpeza Urbana, Leandro Schirmer, Coordenador de Trânsito, Naldo Pereira e Assessora do Meio Ambiente, Cristiane Lorenzen.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *