Região do Forte volta a ter EMEI em parceria com a Escola Eliana

Caçapava do Sul Destaque Educação Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Geral realizou na última semana, no bairro Floresta, uma reunião com a comunidade escolar da Escola Estadual Eliana Bassi de Melo para comunicar a reimplantação da Escola Municipal de Ensino Infantil no local.

De acordo com o prefeito Giovani Amestoy, trata-se de um antigo desejo dos moradores da região do Forte Dom Pedro II que solicitaram que, no local onde funciona a Escola Estadual, e há mais de uma década funcionou escola infantil, voltasse a atender as crianças menores, inclusive das creches.

“Estamos recuperando algo que a comunidade havia perdido, o sonho de reconstruir a EMEI no local e ter uma creche na comunidade. Desta forma, os pais não precisam colocar o filho pequeno no transporte escolar e levar para o centro, ou mesmo atravessar o Forte, sendo que terá uma escola aqui, no quintal de casa, e que já atendeu todas as séries”, completou o Secretário de Educação, Aristides Costa, lembrando ainda que a Secretária Geral, Cássia Freitas, foi aluna do Eliana.

A Emei atenderá berçário, maternal 1 e 2 e pré 1 e 2, no total de oito turmas, afirmou a diretora Sônia Teixeira, da EMEI Pedacinho de Gente (que funciona anexa ao Instituto Municipal), e que também será responsável pela escola na região do Forte.

“Quando me chamaram para ser responsável por esta EMEI, que será uma extensão da Pedacinho, com a mesma qualidade, fiquei muito feliz e de pronto atendi o pedido, pois, acompanho de perto o trabalho de vocês, pais, no acesso, em dias frios, de chuva e neblina, quando vocês atravessam a cidade, com carrinho de bebê, para trazerem seus filhos”, disse a diretora. Sônia ainda falou da ampliação do número de vagas na EMEI.

De acordo com a SEDUC, está sendo comprado mobiliário: 20 berços, 100 colchonetes, além de programadas reformas como na cozinha independente para a EMEI, como forma de melhoria na estrutura e na qualidade do serviço prestado. As salas de aulas serão adequadas à escola infantil, as pracinhas serão arrumadas, além de limpeza e manutenção na escolinha sob responsabilidade do Município.

Pais comemoram nova EMEI na localidade

Michele Borba, que mora no bairro há quase três anos, comemorou a implantação da escola infantil no Eliana e disse que vai deixar o filho em período integral para poder trabalhar.

Jaciane Vargas dos Santos, também vai matricular o filho mais perto de casa. “Trabalho o dia todo, já pago para cuidarem dele, agora não terei mais esse gasto e ele vai ficar mais próximo de casa”.

Iolanda Rodrigues disse que ela, amigos que hoje são pais também, e familiares, estudaram no Eliana e querem ver a escola crescer de novo e ter o olhar voltado para lá, como no passado: “Foi muito importante trazer a EMEI para cá, porque estudei aqui, meus filhos estudaram aqui. Não podemos deixar morrer essa comunidade. Isso vai ajudar muita gente, minha filha vem para o primeiro ano. Se já existisse o pré antes, como há muitos anos existia, ela já estaria aqui!”, comemorou.

A Diretora da Escola Estadual, Tamires Veiga Marques Pereira, salientou a importância das crianças da comunidade crescerem numa escola próxima do seu entorno e poderem dar sequência aos estudos na mesma escola que cursaram o pré e o maternal.

“Eles criam um laço afetivo e de pertencimento local, além de amizade construída desde pequeno com os coleguinhas e suas famílias”, completou a diretora da Escola que atende do 1º ao 9º ano do Fundamental.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *