Se eu pudesse dar apenas uma dica para quem deseja melhorar seu desempenho individual e nos relacionamentos, diria para buscar diariamente a estabilidade emocional, que nada mais é do que administrar a constante instabilidade de emoções que cada um de nós apresenta de diferentes formas.
As emoções são resultados de reações químicas processadas dentro do cérebro. Ao liberar dopamina, oxitocina, endorfina e serotonina eu atinjo bem-estar e ao liberar adrenalina e cortisol obtenho stress. Quando consigo sustentar um mesmo estado de emoção independente das circunstâncias da vida eu mantenho uma harmonia que consegue controlar, analisar, entender e expressar nossas emoções de maneira positiva. Isso acaba refletindo em todas as áreas da vida.
Para conseguir isso eu preciso desenvolver autocontrole, autoestima, resiliência, empatia e autoconhecimento. Um trabalho árduo que requer muita observação e disciplina. Na grande maioria das vezes estamos em desequilíbrio emocional, onde oscilamos muito dependendo do que nos acontece no dia. A grande questão é que ao agir com o emocional não olhamos para o racional e acabamos obtendo os piores resultados possíveis.
É preciso aprender a conviver com as pressões e diferenças de ideias entre as pessoas para tentar manter a calma e controlar o derramamento de adrenalina e cortisol, respirar fundo e procurar fazer com que o cérebro derrame hormônios que beneficiem nosso bem-estar acima de qualquer coisa se quisermos ter resultados melhores. Não estou dizendo que é tarefa fácil, mas estou dizendo que é fundamental essa busca. Meditação, contemplar o belo, viajar, praticar exercícios, ver um filme, comer chocolate, sair com amigos ou qualquer outra atividade que dispare hormônios de amor, prazer e energia fará com que você consiga isso de alguma forma. Pode ser que não consiga todos os dias, mas só o fato de buscar esse equilíbrio te fará diminuir bastante os efeitos negativos de uma boa carga de stress que eventualmente venha ocorrer em sua vida.