Minas do Camaquã sediará mais um evento de Paintball

Caçapava do Sul Cultura Destaque Geral Região

Paintball é um termo derivado da língua inglesa onde, paint= tinta e ball= bola. É um esporte de combate, individual ou em equipes, usando marcador de ar comprimido, Nitrogênio ou CO2 que atiram bolas com tinta colorida.

O objetivo é atingir o oponente, marcando suas roupas com tinta, sem causar dano ou lesão corporal. Cada lado da disputa costuma usar uma cor diferente, tornando fácil identificar a origem do tiro. A partir daí podem encenar vários tipos diferentes de disputa: um contra um, grupo contra grupo, contagem de pontos, captura de líder, defesa de território, captura de bandeira, como em qualquer outro jogo de simulação de combate. Assim como jogos de FPS é uma brincadeira também.

O Paintball é o esporte de aventura que mais cresce no mundo tendo, inclusive, mais praticantes do que o milenar surf, nos Estados Unidos. O Paintball, por suas características, permite que não apenas homens joguem, mas também mulheres com qualquer idade. Os jogadores podem estar com qualquer condicionamento físico mas, óbvio, isso vai influenciar significativamente na experiência de jogo. O esporte conta com cerca de 12 milhões de praticantes em todo o mundo.

O PAINTBALL NO BRASIL

No final de 1987, surgiu a ideia de se trazer, para o Brasil, o jogo que surgiu e cresceu nos Estados Unidos. No início, o esporte era cercado de improvisos, onde no primeiro jogo, os marcadores (armas) eram do 1º lote de Busterballs, muito pesados, pois, eram de aço, as máscaras eram de motocross com lentes desenvolvidas para Paintball, e assim, o primeiro jogo foi realizado no dia 21 de Julho de 1990, na inauguração do War Paintball.

TIPOS DE JOGOS

No esporte Paintball existem três tipos básicos de jogos à saber: speed, cenário e real action.

SPEED – É a modalidade mais acessível aos iniciantes, divide-se em “speed normal” e “speed urbano”. No primeiro, o campo de jogo é permeado com barreiras infláveis. No segundo, speed urbano, o campo possui obstáculos feitos de coisas cotidianas, tais como paredes, túneis, carros etc..

CENÁRIO – Neles você simula um cenário real, com duas ou mais equipes (de tamanho variável, de acordo com a missão) e uma hierarquia de comando, em situações como – por exemplo – captura de líder, defesa de território, captura de bandeira, terror e antiterror, operações especiais, libertação de reféns, antibomba etc. As possibilidades são virtualmente infinitas.

O REAL ACTION – É uma modalidade parecida com o cenário, mas que busca uma proximidade quase teatral com a realidade, uma compendium de regras mais extenso. Nos Estados Unidos, o RA-Real Action é chamado de Milsin (Militar Simulation). Dentre os principais diferenciais do RA, podemos destacar uma maior complexidade da missão, períodos de jogos mais extensos, limitação de munição (30 unidades por recarga), número limitado de recargas, presença de personagens (Capitães, snipers, sam (jogador com munição de 150 unidades), médicos, armeiros e engenheiros).

Para realização de jogos de RA e cenário, é costumeiro usar-se fábricas abandonadas, escolas desativadas, áreas de mata, prédios em construção, clubes desativados – tudo com a devida permissão dos proprietários. No caso das Minas do Camaquã, desde que a prática do esporte de Paintball se iniciou, a modalidade empregada é o REAL ACTION, uma das três vertentes do esporte, onde o realismo, a experiência e a organização são atributos essenciais. O evento é organizado pelo Clube de Paintball DRAGÃO AZUL, sediado em Rio Grande-RS, que desde longa data tem realizado o evento na comunidade mineira.

Neste certame, não sabemos ao certo o número de jogadores. Mas, podemos afirmar que, eles virão de diversos estados da federação e inclusive de outros países, como é o caso de Uruguaios que, anualmente tem representação no evento.

DIFERENÇA ENTRE AIRSOFT E PAINTBALL:

A principal diferença entre o Airsoft e o Paintaball, são: o alcance dos tiros e o som produzido por eles. Além da munição empregada pelas duas modalidade de esporte. Pois, enquanto o Airsoft utiliza armas réplicas de Fuzis (simulacros) e utiliza munição rígida e confeccionada em polímeros, chamados Bobs.

Portanto, não há nenhuma marcação nos uniformes quando o jogador é atingido e, quando isto acontece, ele por iniciativa própria, deve acusar o fato e se retirar do jogo.
No Paintball são utilizados marcadores (armas) que atiram pequenas esferas feitas de cápsulas de gelatina, contendo tinta colorida. O objetivo é atingir o oponente, marcando suas roupas com tinta, sem causar danos ou lesão corporal.

Sendo necessário as equipes adversárias e em conflito, usarem tintas de cores diferentes. Quando atingido, semelhante ao Airsoft, o jogador é considerado “morto” e está eliminado da competição. Em ambos os esportes os equipamentos de segurança, principalmente os óculos de proteção, são de uso obrigatório.

Por José Deni Rodrigues Silveira – (Derli)
Fonte e Fotos: Wikipédia e Banco de Dados CEMAMC

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *