Secultur e Escolas de Samba se reúnem e trazem novidades no Carnaval 2020

Cultura Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

A Secretaria de Cultura e Turismo reuniu na tarde de ontem (23) os representantes das Escolas de Samba de Caçapava do Sul para tratar detalhes do Carnaval 2020 que ocorrerá de 22 a 25 de fevereiro, com novidades da Escolha da Corte com candidatos trans e aos Desfiles nas Avenidas.

De acordo com o Secretário João Timótheo, a Secretaria deu início as reuniões com as escolas ainda em Dezembro 2019 (quando ocorreram duas reuniões) e quando foi feito o edital (que está aberto) para a contratação da produtora de shows e entretenimento (assim como já ocorreu na edição 2019 e foi um sucesso e recorde de público). A abertura das empresas interessadas ocorrerá na próxima semana.

Corte 2020

Também foi informado aos carnavalescos sobre a Escolha da Corte 2020, cujas inscrições já estão abertas e que tem mudanças neste ano: “Diferentemente das edições anteriores e conforme acordado com as Escolas, neste ano aumentou a idade mínima nas categorias devido diálogo com Conselho Tutelar e as forças de segurança. Também, diferente das outras edições, a Corte contará apenas com uma vencedora em cada uma das 3 categorias, sem a vice-campeão, que ficava com a faixa da Princesa, sendo somente Rainhas neste ano. E, a maior novidade, é que atendendo a pluralidade e identidade de gênero, mulheres-trans e homens-trans caçapavanos podem concorrer a (Rainha e Rei-Momo, respectivamente).

A escolha está prevista para 8 de fevereiro. Os valores cobrados na entrada do evento (R$5,00) e toda a arrecadação com vendas de alimentos e bebidas será repassado às Escolas (responsáveis pela Copa e Bilheteria).

Para se inscrever para Rei Momo Adulto, é preciso ter a idade mínima de 20 (vinte) anos; ser caçapavano naturalizado e participar de prova artística de conhecimento e simpatia; Rainha Adulta – deverá ter a idade mínima de 20 (vinte) anos e sambar; Rainha Juvenil – deverá ter idade mínima de 17 (dezesseis) anos e máxima de 19 (dezenove) anos e saber sambar; Rainha Infanto-juvenil – deverá ter idade mínima de 13 (treze) anos e de 16 (dezesseis) anos máxima e saber sambar.

A Corte Vencedora terá de cumprir agenda de divulgação na semana que antecede o Carnaval, visitar municípios da região e poderá, ainda, concorrer a título Estadual e desfilará no Grupo Ouro do Carnaval de Porto Alegre.

Desfiles

Os representantes das Escolas Nilberto R. Freitas- Lalala e Pedro Henriques da Leões da Fiel, Eliete Gomes Luiz da Unidos da Vila Sul e Suellen Oliveira da São João disseram que estão reunindo os componentes da escola, escolhendo o samba enredo e que, nos próximos dias, começam os ensaios.

A previsão é de que sejam realizados dois desfiles (de abertura no sábado, dia 22, e de encerramento, dia 25). As três escolas garantiram que vêm para a Avenida do Samba (na XV de Novembro). Os shows ainda não foram definidos (depende da programação da empresa que vencer a licitação)
Outra novidade neste ano é que cada uma das escolas terá um espaço nominado para a comercialização de produtos (seja alimentos, bebidas, ou mesmo abadas e suvenir das Escolas) para auxiliar na arrecadação das Agremiações carnavalescas.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *