Demandas do IPE Saúde em Caçapava são debatidas em Videoconferência nesta quarta-feira

Blog do Lorenzo Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Destaque Geral Política Saúde

No final da manhã desta quarta-feira, dia 06, o Presidente da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, Mariano Teixeira, participou de uma reunião por videoconferência com o Presidente do IPE Saúde, Marcos Vinicius de Almeida. A pauta do encontro foi a reabertura de um posto local da autarquia em Caçapava e a votação de um projeto de lei na Assembleia que irá permitir a celebração de convênio entre o IPE e demais entidades.

Teixeira iniciou a reunião lembrando que em julho de 2019 foi assinado um convênio entre o Município de Caçapava e o IPERGS, onde a Prefeitura e a Autarquia celebraram um termo para a reabertura do posto avançado do IPE em Caçapava e o município cederia um funcionário. Em troca o IGP (setor de confecção de identidades), que funciona em prédio alugado pela Prefeitura iria para o mesmo ambiente, que seria o prédio do Estado onde funciona atualmente o Sine.

Na época da assinatura deste termo, o Sine realizou a mudança para uma das salas onde funcionava o IPE, separando os dois locais e deixando uma sala ampla ao lado para a execução deste convênio, que até hoje não aconteceu.

Com isso, o Presidente da Câmara após 10 meses da celebração deste convênio, fez um desabado ao Presidente Marcos Vinicius lamentando que nada foi feito neste período, onde a Prefeitura não cedeu o funcionário e está tudo parado. ” Nada andou para frente após a celebração do convênio, onde a Prefeitura não cedeu o funcionário e neste período teve a separação da Previdência e Saúde, mas principalmente pela não cedencia do servidor”, disse Mariano.

Passado todos esses problemas, o vereador propôs ao Presidente novas alternativas para o posto ser reaberto em Caçapava, incluindo um possível termo de cooperação com a Câmara de Vereadores, a cedencia de um funcionário do município a partir de agora ignorando o convênio anterior ou usando a estrutura do própria Sine para isso. ” 90 % dos serviços do IPE são feito eletronicamente, mas em alguns casos é necessário ainda a presença física das pessoas e o posto em Caçapava poderia atender São Sepé, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista, por isso, vamos achar uma solução para tocar para frente este processo”, disse Marcos Vinicius.

Sobre este tema, o Presidente Mariano Teixeira disse que vai analisar a melhor alternativa e dar a resposta a Almeida o mais rápido possível.

Já no final da reunião, foi debatido entre os dois o projeto de lei que deve ser votado na Assembleia Legislativa do Estado, que autoriza o IPE Saúde a celebrar convênio com Câmaras de Vereadores e Prefeituras, para ter o serviço do plano de saúde. Este projeto deve ser aprovado na Assembleia dentro de 30 dias.

” Existem muitas Prefeituras e Câmaras que possuem convênio com o IPE, mas atualmente está cancelado novos contratos e adesões neste sentido, mas com a aprovação deste projeto exclusivo para o IPE Saúde, novos convênios poderão ser celebrados”, comentou Almeida.

p/ Blog do Lorenzo

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *