Inspetoria registra caso de raiva bovina e alerta e faz alerta para a vacinação

Caçapava do Sul Destaque Geral Rural

A Inspetoria Veterinária de Caçapava do Sul registrou um caso de raiva bovina em uma propriedade na região do Seival.

A suspeita foi confirmada após notificação do produtor de um animal com sintomatologia. A inspetoria foi até a propriedade na sexta-feira (19) para coletar o material para a realização do diagnóstico e o resultado laboratorial foi confirmado nesta segunda-feira (22).
De acordo com Brunna Velho Costa e Silva, Fiscal Estadual Agropecuária, a orientação é para que todos os produtores vacinem seus animais. “Se for a primeira vacinação fazer duas doses com intervalo de 21 dias. Caso os animais já tenham sido vacinados, pode ser uma dose apenas”, explica Brunna.
O alerta é para que a vacinação seja feita principalmente nas regiões do Seival.
“Ressaltamos que se produtor identificar animais com mordedura na propriedade, é importante que procure ou tente encontrar possíveis locais onde possa haver morcegos nas suas propriedades, tais como, casas abandonadas, ocos de árvores, buracos no chão, fendas em pedras, sempre com a presença de água perto”, explica ainda.
Os refúgios da região já estão sendo revisados pela Inspetoria e no início de março as Equipes da Raiva da Secretaria de Agricultura do Estado estarão na região para o monitoramento dos refúgios com morcegos.
A raiva é uma zoonose (doença transmitida dos animais para o homem), assim produtor deve ter cuidado ao manipular animais com sintomatologia compatível com raiva

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *