Comissão Covid da Câmara recebe a coordenadora do Setor de Epidemiologia do município

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Coronavírus Geral Política Saúde

A Comissão Covid da Câmara de Vereadores, recebeu nesta quinta-feira, 24, a coordenadora do Setor de Epidemiologia da Prefeitura Municipal, Sandra Bairros.

A reunião foi conduzida pela presidente da Comissão, vereadora Patricia Castro (PL), pelo relator, vereador Silvio Tondo (PP) e pelo membro, vereador Antônio Almeida Filho (MDB). Também estava presente o suplente da Comissão, vereador Luiz Fernando Torres (PT).

Esta primeira reunião formada pela Comissão Legislativa sobre a Covid-19 teve como objetivo questionar sobre o funcionamento da vacinação no município e como está sendo feita a imunização contra o vírus em Caçapava do Sul.

Durante o encontro Sandra Bairros respondeu a diversas perguntas feitas pelos integrantes da Comissão e os demais vereadores presentes na reunião.

Na oportunidade Sandra Bairros explicou aos vereadores o cronograma de aplicação das vacinas, desde a logística de recebimento e distribuição, até os grupos vacinados diariamente.

A respeito dos dados e transparência quanto ao número de vacinados, a coordenadora Epidemiológica do município citou que todos os dados da imunização no município estão disponíveis nos canais de comunicação da Prefeitura, Facebook e Instagram.

Questionada sobre a quantidade de doses aplicadas, Sandra Bairros respondeu que conforme o Vacinômetro Municipal, mais de 20 mil doses já foram aplicadas. A coordenadora esclareceu ainda que a quantidade de vacinas recebidas pelo município, já vem pré-determinada pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde conforme determinados grupos etários, com comorbidades ou primeiras doses de acordo com a marca encaminhada.

Outro questionamento dos integrantes da Comissão foi quanto as sobras de vacinas por frasco ou devido à falta de comparecimento ao local para receber o imunizante (xepas).

“É um número muito baixo de sobras de vacina. No final do horário da vacinação a secretária de Saúde é informada e entra em contato com os grupos de profissionais listados pela equipe técnica do Comitê de Combate. Essas pessoas, por ordem de listagem são informadas para comparecerem imediatamente no local para a aplicação da dose, pois a vacina tem prazo de validade após a abertura do frasco”, explicou Sandra Bairros.

Ao final dos questionamentos Sandra Bairros explicou a Comissão e aos vereadores presentes que as aplicações da vacina no município sempre seguiram o protocolo Nacional de Vacinação.

Além dos integrantes da Comissão Covid da Câmara, participaram dos questionamentos o vereador Marco Vivian (MDB), Mirella Biacchi (PDT) e Mariano Teixeira (PP).

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *