Prefeitos da R27 fazem mais uma reunião Online com Secretária de Saúde do Estado

Caçapava do Sul Geral Polícia Prefeitura de Caçapava do Sul

A Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, e sua equipe, se reuniu, de forma online, com os Prefeitos dos 12 municípios da R27 de Saúde para discutirem medidas sobre a Pandemia e os números apresentados pelo Gabinete Técnico (GT) do Estado, responsável pelas normativas do Sistema 3As à nossa região.

“Estamos monitorando a Região 27 de Cachoeira do Sul e, desde o início do Sistema 3As, notamos que os índices de casos e de sobrecarga de leitos mantém-se elevado. E mesmo que a taxa de ocupação de leitos de UTI tenha baixado de 145% de ocupação da semana anterior, para 115% nessa semana, os números são acima da média estadual e de outras regionais”, alertou Arita.

“Sabemos das dificuldades dos prefeitos no enfrentamento da Pandemia, mas estamos aqui para respaldá-los em caso da necessidade de tomar algumas medidas mais severas”, disse o Procurador Geral do Estado do RS, Marcelo Dornelles, que acompanhou a reunião.

Os prefeitos da R27 – dentre eles o Prefeito Giovani Amestoy, que participou da reunião junto com o Coordenador de Comunicação, William Brasil-, mantiveram o discurso da última reunião com a Secretaria de Saúde do Estado: sobre a necessidade de ampliar os Leitos de UTI para a R27 que, para atender os 12 municípios, conta apenas com 10 Leitos de UTI subsidiados pelo Estado e mais 5 leitos clínicos (subsidiados pelo Município de Cachoeira), totalizando 15 leitos, o que faz com que a taxa de ocupação permaneça alta.

Outra cobrança recorrente foi em relação da necessidade de ampliação de leitos clínicos nos municípios, a exemplo de que vem ocorrendo em Caçapava do Sul, que atualmente tem 25 leitos clínicos e está em busca, junto à 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, solicitando a ampliação destes leitos no Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, como ocorreu em março deste ano, na 2ª onda de contaminação, quando o município chegou a contar com mais de 40 leitos para atender a população.

A Secretaria de Saúde informou que o Estado estuda a emissão da Ação sobre os municípios, caso os índices do GT demonstrem insuficiência das medidas adotadas para a contaminação e que ainda estão sendo oferecidos recursos aos Municípios para ampliação da fiscalização e também sinalizou a possibilidade de recursos para aumento dos leitos clínicos até que se abram novas vagas nos leitos de UTI já existentes na região.

Ela falou ainda sobre a nova variante do vírus, já presente no Brasil: “Se a delta chegar hoje no RS, e hoje em Cachoeira, nós não teremos retaguarda necessária para atender os pacientes com covid”, falando sobre alto risco de colapso total do sistema.

Amanhã, dia 01 de Julho, Caçapava do Sul participará de mais uma reunião, em Sobradinho, município cujo prefeito é Presidente do Comitê de Prefeitos Regional do Covid -19, para discutirem um plano de ação conjunto a ser aprovado por ⅔ dos municípios e ser apresentado ao Estado.

Por William Brasil

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *