Reestruturação da Farmácia Municipal é apresentada em evento estadual

Caçapava do Sul Destaque Saúde

De 21 a 24 de setembro, Caçapava do Sul participa da 1ª Mostra Estadual de Experiências Exitosas, a qual faz parte do 1º Congresso Estadual sobre Uso Racional de Medicamentos, através de suas farmacêuticas Glaucia Soares e Vanessa Lawall Soares.

No evento, que ocorre de forma online, as farmacêuticas de Caçapava do Sul apresentam o intitulado: A Reestruturação da Assistência Farmacêutica no Município de Caçapava do Sul – RS que faz referência as conquistas da Assistência Farmacêutica no município desde 2018, quando houve a troca de local da Farmácia Municipal e toda a estrutura reorganizada para melhorar o atendimento à população.

Gláucia e Vanessa explicam que com o intuito de melhorar o processo de seleção dos medicamentos, foi criada no final de 2018 a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), a qual visa a elaboração da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos) baseada em dados epidemiológicos do município e assessorar a gestão em questões referentes a medicamentos. Essa é utilizada como instrumento norteador da assistência terapêutica no Sistema Único de Saúde.

Também em 2018 o município foi habilitado a receber o recurso do Qualifar Sus – programa que destina recursos para melhorar a estrutura e aprimorar a Assistência Farmacêutica.

Este recurso permitiu várias melhorias na farmácia, entre elas a implantação do Consultório Farmacêutico, onde as farmacêuticas capacitadas pelo Programa Cuidar + RS realizam atendimentos individuais de pacientes insulinodependentes, pacientes com asma e ainda aos pacientes que necessitam de orientação quanto ao uso racional de medicamentos. O Programa Cuidar + RS ao qual o município foi um dos pioneiros a aderir, tem por objetivo implementar serviços farmacêuticos no Estado de forma que o cuidado seja ofertado em rede, integrado e com o foco no usuário.

Para elas, o apoio da Secretaria Municipal de Saúde foi fundamental, pois as mudanças realizadas na Assistência Farmacêutica Municipal resultaram no reconhecimento do papel do farmacêutico como profissional e ainda a aproximação com os usuários, o que é muito gratificante. Elas lembram ainda que o cuidado farmacêutico envolve conhecimento, capacitação e responsabilidade e a orientação é essencial para que o paciente tenha uma boa adesão ao tratamento.

Farmácia Municipal está localizada na Benjamin Constant
Vanessa Lawall Soares e Glaucia Soares
Novos guichês de facilitam e agilizam o atendimento
Espaço mais amplo traz comodidade e segurança aos usuários

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *