Prefeitura investirá mais de R$ 400 mil em combate a estiagem

Caçapava do Sul Geral Prefeitura de Caçapava do Sul Rural

Prefeitura investirá mais de R$ 400 mil em combate a estiagem e começa operação para entrega ostensiva de água e de perfuração de açudes no interior

(De acordo a Seagropic, os mais de 30 mil litros de água entregues por dia não têm sido suficientes para atender as mais de 400 famílias atingidas)

Por William Brasil

O prefeito Giovani Amestoy reuniu ontem (23) no gabinete a Secretária de Agropecuária Indústria e Comércio, Michele Mendes, de Obras, Acidemar Melo e da Fazenda, Ihoko N. Mota, juntamente com o coordenador da Defesa Civil, Gilnei Marques e do servidor do setor de licitação, Elenilton Flores e do Chefe de Gabinete, Higor Casanova, para discutir uma megaoperação contra a estiagem.

De acordo com a Secretária Michele, Caçapava teve reconhecido o Decreto de Situação de Emergência devido a crise hídrica pelo Estado do Rio Grande do Sul e pelo Governo Federal e que tem mais de 400 famílias do interior atingidas pela falta de água e que devido a escassez das chuvas, alguns pontos apresentam falta de água para consumo humano e dessedentação animal.Medidas Emergenciais.

Apesar da divulgação de envio de recursos para combate à estiagem noticiadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e também pelo Governo Federal, a reunião promovida pela equipe da Prefeitura foi para traçar uma ação imediata e conjunta, uma vez que estes recursos não têm previsão de chegada e que, devido aos trâmites para recebê-los, podem demorar meses, informou Michele.

“Estávamos atendendo a população atualmente com um caminhão-pipa adaptado, que transportava em média 30 mil litros dia para diversas localidades, mas o motor parou nesta semana e ele foi pra conserto. Além de estarmos com um retroescavadeira para abertura de bebedouros e limpeza de açudes trabalhando no interior”, informou a Secretária, Michele, frisando que a ação em parceria vai agilizar o abastecimento dessas localidades sem água.

“Investiremos 400 mil reais de recursos livres, sendo uma parte para construção de bebedouros e açudes e a outra para perfurar 3 poços, em localidades que estão sem água e que há pelo menos três anos vêm apresentando longos períodos de seca, sendo que mais de 200 famílias devem ser beneficiadas com a perfuração dos poços na Picada das Graças; Rincão dos Farias/ Colônia de Santa Bárbara e Rincão de Lourdes”, disse Amestoy, lembrando que além deste investimento nestas localidades, terá a operação conjunta entre Seagropic, Fazenda, Obras, Gabinete e Defesa Civil para atendimento emergencial de todo o interior do Município. Ao todo, mais de 60 localidades diferentes têm sido atendidas com a entrega de água.

Água para o interior

Na reunião foi decidido que a Prefeitura, a partir de amanhã (25), dará início ao credenciamento de localidades sem água e enviará uma equipe, com um membro da Defesa Civil e outro da Seagropic, nos locais cadastrados para fazer uma pré-análise (localidade, quantidade de moradores atingidos, necessidade de poços ou limpeza de açudes, renda, etc) para que inicie a semana que vem, de acordo com os laudos elaborados, a construção de bebedouros e limpeza de açudes nestas localidades. A ação será feita em parceria com a Secretaria de Obras, que vai emprestar a Caçamba para o transporte de água, além de duas retroescavadeiras que trabalham no interior. “Temos que juntar equipes para dar condições de vida a essas famílias e as suas produções e animais que necessitam de água”, disse Acidemar. Serão duas horas por localidade e os produtores que estiverem sem água para consumo próprio deverão se cadastrar na Seagropic e passar pelo laudo de emergência em atendimento.

Por fim, a Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio lembrou que a entrega da água deve retornar amanhã, já com o caminhão adaptado das Obras e que serão feitas ao longo do fim de semana e feriado prolongado e que a Secretaria está priorizando as localidades já cadastradas e sem água para consumo humano e para a dessedentação animal.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *