Arquivo Histórico Municipal e Casa de Cultura Juarez Teixeira firmam acordo de colaboração

Caçapava do Sul Cultura Geral Informativo Prefeitura de Caçapava do Sul

O Arquivo Histórico Municipal Nicolau Silveira Abrão, departamento da Secretaria de Cultura e Turismo de Caçapava do Sul – SECULTUR, e a Casa de Cultura Juarez Teixeira (CCJT), firmaram na quarta-feira, dia 13 de abril, um acordo de colaboração.

A parceria entre SECULTUR e a CCJT visa recuperar e digitalizar documentos, fotografias e material iconográfico do município e que se encontram sobre salva guarda do Arquivo Histórico Municipal Nicolau Silveira Abrão.

O AHMNSA foi fundado em 2018, e conforme o servidor responsável, Heron Freitas, o local guarda milhares de documentos da cidade, como jornais, mapas, fotografias, material iconográfico e livros raros que estão a disposição dos interessados em consultas e pesquisas históricas.

O objetivo da parceria com a Casa de Cultura Juarez Teixeira é transcrever e digitalizar a documentação do Arquivo Histórico para que posteriormente seja publicada. Conforme o secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, esta ação é importante para o resgate e uma série de memórias e histórias do município, sendo fundamentais para o sentimento de pertencimento e formação identitária dos munícipes.

A Casa de Cultura Juarez Teixeira, já tem feito uma série de transcrições de documentos históricos, sendo os mais antigos de 1831, data da fundação da Vila de Caçapava.

Para João Timotheo Esmerio Machado, a CCJT está reescrevendo a História de Caçapava. Segundo o historiador responsável pela pesquisa, a documentação mostra uma série de discrepâncias históricas, quando comparada a “História Oficial” com os dados extraídos da documentação. Um exemplo, segundo o historiador é o caso do Período Farroupilha, o segundo Timotheo, os documentos revelam que Caçapava foi a segunda Capital Farroupilha, mas a ocupação não foi pacífica.

No laboratório da CCJT o responsável pela leitura das peças é o pesquisador e médico Juarez Teixeira. Segundo ele, o trabalho de leitura é lento e minucioso. “A documentação chega até o nosso laboratório, é higienizada e digitalizada. A transcrição é feita a duas mãos. Enquanto leio, outro técnico escreve, lentamente as informações vão sendo cruzadas com informações de jornais e outros documentos disponíveis em arquivos públicos e privados”, explica o pesquisador Juarez Teixeira.

O Arquivo Histórico Municipal Nicolau Silveira Abrão, está localizado junto ao Centro Municipal de Cultura, Rua XV de Novembro s/nº, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.A Casa de Cultura Juarez Teixeira funciona de quinta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h30min.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *