Caçapava alerta sobre Dengue na região e focos do mosquito

Caçapava do Sul Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul Saúde

Atualmente o Rio Grande do Sul enfrenta uma das maiores infestações por Aedes aegypti da história de monitoramentos, com 88% dos municípios infestados pelo vetor de doenças como Dengue, Zyka e Chikungunya; De acordo com a Vigilância Sanitária de Caçapava do Sul, o município é considerado infestado, no entanto, ainda não foi confirmado nenhum caso dessas doenças de maneira oficial (mediante confirmação do Lacen), mas, até o momento, há 03 casos suspeito de Dengue, aguardando resultado de exame oficial.

Várias ações preventivas, partes do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), são realizadas no município há algum tempo, como medidas educativas e informativas, bem como visitas de controle domiciliares e borrifação com adulticida específico, realizadas todos os dias pelos Agentes de Combate a Endemias municipais e Agentes de Saúde Pública cedidos. Ainda, uma série de palestras estão sendo realizadas pelos próprios Agentes de Endemias nas Escolas Municipais, visando orientar desde cedo o que deve se tornar hábito nas residências. Devido ao período de recente calor e chuvas constantes, os criadouros de mosquito, se não prevenidos ao menos uma vez por semana nos imóveis, multiplicam ainda mais a infestação atual.

Orientamos que os moradores previnam focos de larvas do mosquito em suas casas e locais de trabalho, a principal ação é a eliminação de objetos que possam acumular água parada servindo para desenvolvimento das larvas do mosquito, como, pneus, latas, vidros, garrafas, pratos de vasos de flores, caixas d’água e outros objetos mal tampados, manter piscinas sempre tratadas, utilizem telas em portas e janelas, quando necessário, e repelente, sobretudo de manhã cedo e à tardinha. Ao apresentar quaisquer sintomas suspeitos (dor de cabeça, febre alta súbita, náuseas e vômito, dor nas articulações, manchas vermelhas no corpo e coceira), ir ao Posto de Saúde local ou Policlínica para investigação e diagnóstico, sem automedicação.

Júlio Cézar Forgiarini Dias

Coord. Vigilância em Saúde

Caçapava do Sul-RS

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *