Peças únicas- Vestidos de Noivas e Aias

Caçapava do Sul Cultura Geral Informativo Prefeitura de Caçapava do Sul

Oito vestidos de noivas e cinco de aias, usados entre as décadas de 1950 e 2000 estarão em exibição na mostra Peças Únicas, que será inaugurada dia 7 de maio na Casa de Cultura Juarez Teixeira, em Caçapava do Sul. São peças que carregam histórias inusitadas, como um vestido bordado pelo namorado e um casamento que teve o cantor da festa e o noivo com roupas iguais. Também estão na mostra cinco vestidos de aia e objetos como buquês, véus e cestinhas de alianças.

A ideia é recuperar memórias do cotidiano da cidade e da moda. Mostrar, por exemplo, como os vestidos de noivas da cidade acompanharam as tendências da moda no mundo ao longo dos anos. “Os modelos da década de 1970 são leves, fluídos em sem volume, bastante influenciados pelo movimento hippie, em contraste aos dos anos de 1980, estilo princesa, com babados, pedrarias e ombreiras e volume, inspirados na Lady Di, que se casou em 1981”, exemplifica a curadora Gisele Teixeira.
O vestido de noiva mais antigo da exposição é de 1952, que pertenceu à família Nobre Machado e foi doado para a Casa por Zirelma Machado Moraes, Também participam do projeto as “noivas”, por ordem de data de casamento: Maria Haag (1960), Néli Lúcia Coradini Abascal (1975), Celina Pereira de Freitas (1976), Tânia Leão (1980), Marlise Silveira Nunes (1986), Jaqueline Leão (1987) e Liège Alves (1999).

Os vestidos de aia foram usados por Luciene Barbiero Machado, Ana Lucia Rockenbach, Cristiane Lorenzen, Márcia Leão e Guadalupe Scarparo Haag. Todas as roupas foram emprestadas ou doadas para a Casa após uma campanha nas redes sociais e serão expostas acompanhadas de fotos originais das cerimônias. O registro fotográfico mais antigo recuperado é uma foto do casamento de Aliny Costa Alves e Avelino Lemos da Silveira, realizado em 1925.
O projeto pretende, ainda, mostrar às novas gerações costumes e tradições do século passado – como posar no banco de trás do carro ou exibir os presentes em cima da cama. As imagens dos álbuns de casamento, por outro lado, revelam as diferenças entre as cerimônias de antes, bem mais simples e caseiras, em contraste com as mega produções de hoje.
No dia da abertura, será montado um cenário instagramável, com um carro de época para que os visitantes possam reproduzir, com véu e casaco, ou dois véus e dois casacos, a tradicional foto de recém-casados. É o antigo, o tradicional, se alinhando aos novos tempos, incluindo a diversidade de gênero, o que era impensável no período abordado pela Mostra. Um altarzinho para Santo Antônio receberá mensagens de “pedidos e graças alcançadas”. A mais divertida leva um brinde da Casa no dia 13 de junho, dia do santo!
CASA DE CULTURA JUAREZ TEIXEIRA – Inaugurada em outubro de 2021, o espaço conta como era a vida cotidiana da cidade e região no século passado, através de uma coleção de mais 1000 objetos do médico e pesquisador Juarez Teixeira. São 13 ambientes, sendo que cinco deles reproduzem uma casa antiga, com sala de jantar, quarto do casal e das crianças, cozinha e galpão. Outros espaços trazem objetos relacionados a profissões, telecomunicações, manualidades e a história da cidade. A Casa tem ainda galeria de arte, hall com piano, loja de artesanato local, minibiblioteca, espaço para oficinas e pátio cultural.
ABERTURA: 7 de maio, às 19h. Até 29 de maio.
Entrada: R$ 5 reais

CONTATOS:
Whatsapp 55 996961582
Instagram: ccjteixeira
Facebook: ccjuarezteixeira
Email ccjuarezteixeira@gmail.com

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *