No Brasil roubar ainda é crime?

Colunistas Geral Sem categoria

O primeiro ensinamento que o meu velho pai me fez entender muito bem é que roubar é crime, muito mais do que isso é imoral, nunca devemos nos apropriar das coisas alheias, nem quando estamos passando fome devemos roubar e sim pedir, ninguém nega um prato de comida. Mas no Brasil o roubo foi institucionalizado, mais do que isso, não é considerado por boa parte da população um crime ou algo imoral, isso me faz pensar nos ensinamentos do meu pai, mas prefiro seguir o que ele me disse ser o certo e continuar a trabalhar para conquistar as coisas que desejo de forma lícita.
Tem um ditado antigo que diz que no Brasil vai pra cadeia quem rouba galinha, fui ver algumas sentenças sobre rouba de galinhas, citando apenas uma que li: “um jovem no interior de Recife que roubou uma galinha e um galo e foi condenado a 5 anos de prisão”, dentro do meu conceito quem rouba deve pagar pelo crime, acontece que temos tantos exemplos de pessoas que roubam nesse país e nada acontece, pior do que isso, ainda incriminam os que foram roubados, gozam da sociedade sabendo que a justiça os protege de alguma forma. É difícil entender como pessoas roubam bilhões das contas públicas, dinheiro que deveria ter ido para a saúde, educação, segurança, infraestrutura entre outros e, no entanto, foi parar nas mãos de políticos e empresários que sem piedade roubaram esse país como nunca antes, tanto é que já foram devolvidos 25 bilhões, ou seja, ninguém devolve o que não roubou, sabemos que os valores são muito maiores e que muitas instituições públicas quebraram pelos roubos.
Na semana passada os juízes da maior e bem sucedida ação contra a roubalheira nesse país que fora a Operação Lava Jato foram condenados a devolver quase 3 milhões pelo TCU, ou seja, uma forma de punir quem tenta fazer a justiça correta, fica evidente que a intenção é amordaçar quem ousar a enfrentar os grandes ladrões desse país que tem respaldo dentro do Supremo Tribunal onde juízes mandam soltar os mega ladrões e deixam na cadeia os que roubam galinhas. A pergunta é: O Brasil tem jeito? Sinceramente não sei, as vezes fico pensando que me sinto um otário tentando ser correto, mas por outro lado lembro dos ensinamentos do meu pai e persisto fazendo o que entendo ser o correto. Se o povo tá contente em ser roubado, não serei eu um simples cidadão que vai tentar demovê-los dessa ideia.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *